Você conhece as metodologias agile? Aprenda como aplicá-las!

As metodologias agile tem como objetivo a entrega de mais valor ao cliente, que resulta no aumento de sua satisfação. Ela vem sendo buscada cada vez mais pelas empresas graças as transformações digitais sentidas nos últimos anos. Se você trabalha com desenvolvimento de software e gestão de projetos, é possível que já tenha ouvido falar dela.

Muitas vezes é possível identificar que há dificuldades em entregar projetos, como a falta de integração da equipe e outros problemas que afetam diretamente os negócios.

Com ela, é possível entregar valor de forma otimizada e transparente, e também ajudar a potencializar as entregas de projetos. Continue lendo para entender o conceito e como aplicá-lo na sua empresa.

Leia também: O que é metodologia OKR e como aplicá-la em sua empresa? Veja exemplos!

O que é metodologia agile?

Criada em 2001 por um grupo de desenvolvedores que buscavam entregar seus projetos com mais rapidez, através de softwares criados conforme as necessidades dos clientes. Nomeado de Manifesto Ágil, é composta por quatro valores principais:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software funcional mais que documentação abrangente;
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

A metodologia pretende fazer com que a produtividade aumente e que sejam mais flexíveis em relação aos projetos que são feitos, bem diferente da gestão tradicional. No modelo, as etapas são curtas afim de que sejam mais fáceis de planejar e desenvolvê-las.

Além disso, ela auxilia a adequar a empresa às novas realidades do mercado, e obviamente pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa, não necessariamente somente nas de desenvolvimento de softwares.

Benefícios da metodologia

O principal benefício ao cliente, como dito anteriormente, é a agilidade dos processos, que garante entregas mais rápidas e organizadas. O ciclo de trabalho acaba sendo menor e consecutivamente as entregas são mais frequentes.

As metodologias agile permitem também que o cliente gere feedbacks quanto ao serviço oferecido, contando se supriu suas expectativas, como a entrega foi feita e outros fatores que achar relevante. Isso faz com que a empresa tenha mais clientes satisfeitos e reduza seus custos.

Além desses benefícios, essa metodologia dá a empresa capacidade de trabalhar em momentos de incerteza ou de crise. Ela não irá ter problemas em se adaptar às mudanças de forma ágil. A qualidade do serviço e entrega só tende a aumentar.

Principais metodologias ágeis

Existem vários modelos com diferentes técnicas e métodos de aplicação. Vamos citar as duas mais conhecidas. Lembre-se de conhecê-las mais a fundo antes de escolher uma para aplicar.

Scrum

Um dos métodos ágeis mais conhecidos, o Scrum não se limita apenas para empresas de tecnologia. Nele, a equipe monta uma lista de tarefas que devem ser produzidas e depois adicionadas à um ciclo de trabalho específico.

Então as tarefas são separadas por membros e no final de cada ciclo, há uma reunião para debater os resultados e criar um novo ciclo de trabalho.

Kanban

A técnica Kanban orienta a equipe por meio visual. São três estágios principais: o que precisa ser feito, o que está sendo trabalhado e o já finalizado. A principal vantagem é que toda a equipe pode saber onde se encontra cada projeto e seu respectivo estágio de criação.


Conhecer as metodologias agile faz com que tenhamos vontade de aplicá-los, não é? Os benefícios são muitos e as formas de aplicação simples. Não perca tempo, comece já a otimizar a sua empresa e suas entregas!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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