Você conhece a nova jornada do consumidor na Era Digital?

Uma das perguntas mais comuns atualmente é como gerar interesse nos consumidores. Como fazer com que nosso produto seja desejável. A jornada do consumidor passou por uma série de mudanças depois do início da Era Digital.

A resposta para a pergunta pode ser simplificada como marketing digital, que de simples não tem nada. Os profissionais da área precisaram se modernizar para conseguir alcançar esse público que agarrou a internet como seu novo lar.

O surgimento de novas tecnologias mudou o consumidor e a forma de como fazemos negócio. Tenho certeza que você já pensou em fazer uma compra online, pois viu um post de uma loja em uma rede social.

Estratégias vendas na era digital

A primera etapa da jornada do consumidor irá depender do que a empresa adotar como estratégia de venda. Antes de ser colocada em prática, precisa ser muito bem desenvolvida para ser efetiva.

Criando a persona

O profissional de marketing entendeu que na era digital, a estratégia de decisão de compra mudou. Todos nós somos bombardeados com novas informações todos os dias e é difícil fazer com que um produto se destaque neste meio.

Por isso é tão importante conhecer o seu cliente, saber claramente quem ele é. Hoje é um dos principais pilares para que a comunicação da sua empresa seja efetiva. Focar na necessidade do seu cliente, no que ele precisa.

A criação da persona passou a ser essencial. Precisamos saber tudo sobre nosso cliente, seus anseios, necessidades, sonhos. Assim é possível construir um produto ou serviço que seja realmente efetivo.

Melhores canais de comunicação

Depois de identificar quem é a nossa persona, esta tarefa passa a ser bem simples. Conhecendo quem é o seu cliente, você saberá em quais redes ele está mais presente e em qual delas agregar mais valor.

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Funil de vendas

No meio de toda esta mudança digital, foi criado uma estratégia de vendas que se adéqua bem ao mercado. Talvez você ainda não tenha ouvido sobre técnica de funil de vendas. Todos os conteúdos produzidos precisam ser relevantes para atrair a sua persona.

Assim não se menciona o produto. O conteúdo é feito para gerar engajamento e focado na resolução de problemas. Ele normalmente é publicado por blogs corporativos e depois divulgado nas redes sociais.

Existe três estágios para se vender um produto. O primeiro é a descoberta, ou seja, onde o consumidor ainda não pensa em comprar, mas resolver um problema. Nesta etapa não se menciona o produto, é apenas oferecido um conteúdo útil e de fácil consumo.

Indo agora para a etapa da consideração, é onde o consumidor começa a conectar o problema à sua venda. Este conteúdo já está focado em converter o leitor em um possível cliente.

Para finalizar, vem a decisão. Agora sim podemos dar um ar de publicidade aos temas. É nesta etapa que vamos falar descaradamente de quanto o seu produto ou serviço é bom.

É óbvio que não é uma jornada linear. Na internet não existe regras, ou seja, um consumidor pode começar sua jornada em qualquer parte.

A jornada do consumidor na Era Digital

O consumidor se beneficiou muito com o avanço da tecnologia. Com tantas opções no mercado conseguimos comparar preços, qualidade de serviços e o melhor, sem precisar sair de casa.

Portanto atente-se as mudanças do mercado. Hoje ficou evidente que não irá demorar para que novas alterações surjam, assim como foi com o início da Era Digital.

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