Vendas online: 5 dicas para começar o seu e-commerce!

Ser dono do próprio negócio é um sonho para muitas pessoas. Começar vendas online pode ser uma opção para abrir uma empresa sem sair de casa. Porém, é claro que o sucesso não vem de uma hora para outra. É necessário planejamento e estudo para que tudo funcione.

Atualmente, as vendas online de produtos tem crescido por conta da pandemia da covid-19. Visando a saúde de todos, o distanciamento fez com que não fosse possível chegar até as lojas, além de ter fechado muitas delas.

Segundo dados divulgados julho de 2020 pela empresa Neotrust/Compre&Confie, o comércio digital ganhou 5,7 milhões de consumidores no ano. Ao mesmo tempo, uma pesquisa da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que a venda de bens de consumo online cresceu mais de 100% em fevereiro e março de 2020.

Ou seja, todos os dados só demonstram que as vendas online são uma tendência em todo o mundo.

E agora para você, que deseja abrir uma empresa na internet, selecionamos as principais dicas que precisa conhecer para começar suas vendas online com o pé direito. Continue lendo para entender tudo sobre o assunto!

Conheça bem o seu público-alvo

Primeiramente, é essencial entender alguns pontos: o seu diferencial, nicho de mercado e público que deseja atingir. Todas as empresas que querem começar nas vendas online precisam disso decidido.

A maioria delas já possui esses pontos desde o início. Porém, é interessante mantê-los por perto na hora de criar o seu e-commerce. Para vender um produto ou serviço, é necessário possuir um público-alvo específico. Assim, com a criação de um produto que resolve a dor de um consumidor, fica mais fácil para deixar a sua empresa conhecida.

Entenda a logística

A parte logística é fundamental para que a empresa seja avaliada bem. Ninguém irá comprar em um site que demora para entregar o produto, ou que possui fretes altíssimos. Por isso é importante entender mais sobre esta parte para construir um e-commerce de sucesso.

Todo o processo logístico precisa ser sempre otimizado, para que o cliente não espere demais para o recebimento da encomenda. Descubra quais são as melhores opções de entrega na sua cidade.

Construa um site

Existem diversas formas de se montar um site. Para quem não está muito acostumado com tecnologia, pode parecer impossível ter um site próprio. Neste cenário, alguns comércios preferem que a venda de produtos seja feito por outros sites, assim como oferecer seus produtos no Mercado Livre, Americanas, etc.

Mesmo assim, construir um site próprio traz confiança para a sua marca. Além de mostrar ao cliente que você está preparado para atendê-lo. Na hora de construir um site para o seu e-commerce, é importante destacar alguns pontos essenciais:

  1. Segurança de dados: com a LGPD em vigor, é preciso se preocupar em manter todas as informações do cliente em segurança;
  2. Deixe claro o objetivo da empresa: o que exatamente você vende? Qual o propósito da loja? Crie descrições precisas sobre o negócio e produtos;
  3. Utilize imagens de alta qualidade: mostre o produto da melhor forma possível;
  4. Opções de pagamento: oferecer várias opções de pagamento seguras aos clientes;
  5. Design da marca: construa um site com a identidade visual da marca em mente.

Invista em marketing

O marketing é responsável em aumentar a visibilidade da sua marca e ajudar a trazer mais clientes para o seu site.  São diversas formas de manter o contato com o consumidor, seja por meio de redes sociais, emails marketing ou mensagens.

Investir em marketing ajuda a mostrar a sua empresa para o mercado, mostrando para os consumidores um novo lugar para se comprar.

Muitas ferramentas podem auxiliar nesse processo. Por exemplo, com o uso de ferramentas como o Google Analytics, é possível entender as métricas dos seus investimentos. Assim, você entende o que é viável ou não para o seu negócio e verifica com facilidade seus resultados.

Parte financeira

A parte financeira pode ser um pouco complicada, assim como a logística. Além de oferecer opções de pagamento variadas para os clientes, é preciso organizar como a venda será realizada. Na hora de construir o site, pense como os seus clientes. Qual forma de pagamento será mais adequada?

Para fazer o controle das finanças da empresa e se manter regular com os órgãos fiscais brasileiros, também é necessário muita atenção. A tecnologia pode ajudar nesta tarefa, com o uso de softwares fiscais de gestão, por exemplo.


Em conclusão, para começar a vender online é preciso muito planejamento. Além disso, é importante conhecer as necessidades dos clientes, melhores formas para criar o site, entender de logística e da parte financeira.

Por fim, para mais artigos sobre gestão de empresas, acesse o blog da Online Applications clicando aqui.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

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