User Experience: entenda porque é tão importante para o sucesso!

Você já deve ter ouvido falar sobre o User Experience, certo? Podemos também chamá-lo de experiência do usuário, ou simplesmente de UX. Neste artigo vamos te explicar melhor a sua importância!

Em resumo, o User Experience busca uma boa interação entre os usuários e marcas. Assim, o objetivo é se tornar memorável ao cliente e fazer com que ele se torne fiel a sua empresa.

Nesse sentido, sabemos que com a facilidade no acesso de informações, os usuários se tornaram mais exigentes. Eles sempre irão procurar por sites fáceis de usar e que forneçam a melhor experiência. Por isso acaba sendo importantíssimo que os negócios prestem atenção nas etapas do User Experience e entreguem o melhor serviço possível.

Investir em UX acaba sendo um diferencial que ajuda no aumento do engajamento da marca. Porém, para que funcione, a tecnologia precisa estar unida com um design atrativo.

Separamos neste artigo algumas empresas que são exemplos de um User Experience bem aplicado. Além de também explicar melhor o que é e os benefícios principais do UX para as empresas.

Mas o que é User Experience?

Ok, vamos te explicar melhor o que o User Experience busca promover.

Primeiramente, foi Don Norman que criou o termo. O cientista cognitivo e designer estadunidense, analisou a falta de interação dos usuários e sistemas e procurou resolver a questão.

Dessa forma, o User Experience trabalha com o objetivo de criar atrativos ao usuário. O grande desafio de quem quer colocar o UX na prática é priorizar o cliente em todas as etapas do processo.

Tudo começando pelo site. A navegação facilitada e mais acessível é uma das partes mais essencias do processo, pois garante uma melhor interação.

Mas somente isso não deve ser levado em conta. É importante manter o mesmo tom preocupado com o usuário desde o site, suporte e pós-venda. Todas as áreas devem conversar entre si e garantir uma melhor experiência do cliente.

Os usuários estarão mais propensos a fidelização quando há planejamento da interação.

Qual a sua importância para as empresas?

Em primeiro lugar, deve sempre estar o bem-estar dos clientes. Além de sempre garantir sua segurança e seu poder de decisão.

Os usuários procuram por produtos e serviços que vão resolver suas dores. Por isso, não é necessário se preocupar só com a qualidade dos produtos, mas também em como facilitar a vida do cliente.

Consequentemente, se há valor no seu produto ou serviço, o seu usuário irá se tornar fiel a sua marca. Além de recomendar a empresa para colegas. Isso fortalece a imagem da marca e a destaca entre os concorrentes.

Em resumo, o usuário precisa ser a parte principal do fluxo de experiência e fazer com que a empresa incorpore a ideia de que ele é o mais importante. Isso faz com que o cliente mantenha contato e recomende a sua empresa.

  • Maiores vendas;
  • Aumento do valor dos produtos e serviços;
  • Fidelidade do usuário;
  • Indicações orgânicas.

Empresas que dominam o User Experience

Uma série de empresas conhecidas são referências quando o assunto é User Experience. De acordo uma pesquisa desenvolvida pela a empresa Nielsen Norman Group, possuir uma interface bem projetada no e-commerce é capaz de aumentar a taxa de conversão em até 83%.

Conheça as empresas conhecidas mundialmente e exemplos de um User Experience bem-sucedido. Veja a lista:

  1. Amazon;
  2. iFood;
  3. Netflix;
  4. Uber.

Em conclusão, o User Experience tem como objetivo criar atrativos e sempre priorizar o usuário. Enfim, isso faz com que a taxa de recorrência da empresa aumente e traz diversos outros benefícios. Mas agora queremos saber: você sabe o que é Lean UX? Te explicamos neste outro artigo!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *