Tendências logísticas: descubra o que ficar de olho em 2021!

A logística, assim como outros setores de serviço, está passando por inúmeras mudanças devido aos avanços da tecnologia. Atualizar-se neste momento é um diferencial para a sua empresa. Por isso, estar atento às tendências logísticas é necessário.

Um indicador divulgado com exclusividade na Folha de S. Paulo, mostrou que o faturamento do e-commerce no Brasil mais que dobrou até novembro de 2020.

A pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, divulgou que foram movimentados R$ 115,3 bilhões no ano com o comércio digital. Para isso, as empresas do setor investiram pesado em infraestrutura.

Atualmente, o e-commerce representa 8,6% do varejo brasileiro.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são as principais tendências logísticas de 2021! Confira as 5 dicas:

Tendências da logística: digitalização

Cada vez mais a tradição offline está se convertendo para online. O setor logístico está se transformando digitalmente, e isso ajuda muito na automatização de processos.

E quando pensamos na automatização de processos, existe uma série de softwares especializados em logística que podem ajudar a integrar uma empresa. Por exemplo, o uso de ferramentas como TMS, ERP ou EDI.

Se digitalizar é gerar mais eficiência, reduzir custos e tornar-se mais ágil. Os consumidores já confiam na web, por isso apostar em novas tecnologias é essencial para melhorar a experiência dos clientes.

Inteligência Artificial

O termo Inteligência Artificial (AI) não se limita apenas como robôs superinteligentes, mas de fato tem a ver com máquinas inteligentes.

Em resumo, são sistemas criados com a capacidade de raciocínio humano, capazes de tomar decisões com base em dados.

Mas como isso ajuda na logística? Simples!

Com a base de dados que empresas do setor possuem, um software de gerenciamento pode facilitar processos de forma eficiente e acabando com a ocorrência de erros.

Por isso, muitos são os benefícios ao utilizar tecnologias com AI implantado.

Sustentabilidade

O mundo está se conscientizando cada vez mais sobre questões climáticas, bem como as empresas e os governos. Não adianta mais ignorar esta premissa.

Está na hora de também começar a se preocupar com a poluição. Uma opção que pode ser aplicada neste sentido é a logística verde.

Entre os seus principais objetivos estão: redução da poluição do ar, solo, água e sonora; redução da emissão de carbono no transporte; uso racional de recursos.

Incluir a logística verde nas políticas de uma empresa é mostrar para o consumidor, e para o mundo, que se importa com planeta e com  sustentabilidade.

Blockchain

O blockchain é muito vantajoso e irá revolucionar o mercado logístico. Assim como já fez em outros setores da economia. A tecnologia permite a integração da comunicação entre empresas.

Todos os envolvidos no processo logístico tem acesso a uma rede de informações para acompanhar o transporte de um produto com precisão.

Por exemplo, pense em uma empresa que busca transportar seu produto, e para isso irá passar por diferentes empresas.

Dessa forma a comunicação entre elas se interliga, facilitando a troca de informações em tempo real.

A tecnologia não é só utilizada por empresas ligadas à logística. Bancos, varejo, sistemas de saúde, e muitos outros, usam o blockchain atualmente.

Rastreabilidade de mercadorias

Não é nenhuma surpresa pensar que a rastreabilidade de mercadorias é importante para a logística. Ela é extremamente fundamental para o setor.

Entretanto, a precisão do rastreio precisa melhorar cada vez mais. Assim, ter conhecimento da trajetória do produto é uma parte do processo que garante a segurança.

Além disso, garante a qualidade e satisfação dos clientes em todo o momento. Ou seja, ter respostas mais ágeis faz com que a transparência aumente. Exatamente como os lucros.

A dica é buscar por soluções que trabalhem o rastreamento de mercadorias de forma muito precisa. Como dito antes, irá aumentar a satisfação do público que recebe os produtos.


Em conclusão, é importante pensar nestas 5 tendências logísticas para melhorar os serviços do setor em 2021.

Com o aumento das vendas online, por exemplo, uma série de processos precisam buscar a maior qualidade nas entregas. E a tecnologia pode ajudar.

O que achou das tendências logísticas para o ano? Temos mais artigos sobre tecnologia implantada na logística em nosso blog!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *