Tecnologia blockchain no mercado: entenda sua importância!

Com o potencial de simplificar a transformação digital nas empresas, a tecnologia Blockchain bem ganhando cada vez mais espaço. Em resumo, o blockchain é um tipo de sistema que mantém uma lista de todas as transações em uma rede de computadores, assim como uma corrente. Como as informações são criptografadas, é seguro e confiável: quase impossível que hackers invadam.

Assim, as transações financeiras se mantem extremamentes seguras com essa rede de computadores interligados. Além da possibilidade de serem disponibilizadas para outros usuários, transmitindo e compartilhando informações. E as Bitcoins? Elas são um tipo de cadeia de blockchain independente, mas iremos falar sobre ela em breve.

Por ser um tema complexo, iremos te ajudar a entender mais sobre o blockchain contando sua história, funcionamento e onde já está sendo utilizado. Continue a leitura!

A história do blockchain

Desde 1990, a tecnologia do blockchain e dos bancos de dados existe. Mas, ela só foi completamente aplicada na prática com o surgimento do Bitcoin em 2008. Antes, era quase impossível criar um sistema financeiro digital pela falta de segurança, afinal, os dados poderiam ser copiados. Assim, era possível que os usuários gastassem a mesma quantidade de dinheiro mais de uma vez. Com a tecnologia do blockchain este problema foi resolvido.

Ou seja, com esta tecnologia as transações podem ser feitas no modo privado, sem precisar de intermediários. Por isso as transações acabam sendo muito mais seguras. Com a popularização da Bitcoin, o blockchain vem se tornando cada vez mais conhecido.

Como ele funciona?

Imagine uma rede de computadores que tem a capacidade de registrar uma série de informações, assim como quantidade de moedas transacionadas, quem recebeu e enviou, data da transação.  Tudo isso de forma confiável e segura.

Com a tecnologia do blockchain, estes dados ficam armazenados em blocos. A cada período de tempo (com novas transações) é criado um novo bloco, e eles se ligam ao anterior. É literalmente como diz o nome blockchain: uma cadeia de blocos.

Essas informações se mantém seguras pois ficam armazenadas em mais do que um computador, cada um tendo uma cópia integral do banco de dados. Assim, não tem como ir em um computador central e roubar estes dados, eliminando a possibilidade de fraudes.

O blockchain é uma rede peer to peer (uma rede sem intermediários). Para que a informação seja adicionada ao banco de dados, é preciso ter o consenso da rede de computadores, todos devem aceitar e reconhecê-la como verdadeira. Após isso, o bloco que foi verificado é criptografado e armazenado.

Quem está utilizando?

A tecnologia blockchain, ao contrário do que muitos pensam, não é somente utilizada por bancos. Claro que é o mais comum, porém ela também é usada pelo varejo, transportes, sistemas de saúde e outros. Afinal, mesmo que não haja transações financeiras, a tecnologia possibilita o armazenamento seguro de informações.

Em conclusão, o blockchain é uma novidade tecnológica, uma nova alternativa para as moedas em geral, bancos e também meios de pagamento. Para dificultar a possibilidade de fraudes, os dados ficam dispostos em vários computadores e todos os usuários podem visualizar. Para que uma transação financeira seja realizada, todos precisam a reconhecer.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *