Supply chain e logística: entenda quais são as suas diferenças!

Supply chain e logística são termos que podem parecer semelhantes, mas, na prática, não são e por isso possuem muitas diferenças. Para tornar a gestão de empresas mais eficiente, é preciso que o gestor saiba diferenciar um do outro.

Por mais diferenças que tenham, as duas ações são complementares. O supply chain, por exemplo, envolve toda a cadeia de suprimentos e integra todos que participam do projeto. Já a logística, é responsável por gerir os recursos da empresa.

Continue lendo este artigo para entender a diferença entre os dois termos, em quais aspectos existem semelhanças e as suas diferenças. Boa leitura!

Conceito de logística

Quando pensamos em logística, é provável imaginar grandes estoques cheios de produtos ou caminhões realizando as entregas. Mas a logística é mais do que isso!

O termo “logística” existe há muito tempo. Em resumo, a logística é um processo que busca o transporte otimizado de mercadorias. Desde a matéria-prima até o consumo propriamente dito. Ou seja, o grande objetivo é encontrar formas de executar um transporte eficiente para atender o cliente da melhor forma possível.

O processo logístico é realizado por diversas empresas, sejam pequenas ou grandes, atenderem e-commerce ou não. A necessidade de transportar mercadorias é muito recorrente. Podendo ser realizada pelo próprio empreendimento ou por terceiros. O objetivo sempre será fazer com que o transporte seja rápido e satisfatório para o cliente final.

Ao contrário do que muitos pensam, a logística também é utilizada para o gerenciamento da parte financeira, não somente dos materiais e produtos. Ela abrange tudo. Para que que ela funcione bem é preciso de um planejamento rigoroso de produção, estoque e transporte.

O supply chain

Primeiramente, o termo supply chain pode ser traduzido como “cadeia de suprimentos”. Porém, o que isso quer dizer? É um processo também abrangente, que engloba todo o caminho por onde passa um produto.

Ou seja, desde a compra de matéria-prima, armazenamento, venda, distribuição, embalagem, transporte, depósitos, satisfação do público-alvo. São diversas etapas que o supply chain cobre e se envolve, não somente ao transporte de produtos. Assim, todos que participam destas atividades estão interligados.

A importância do supply chain

Em primeiro lugar, vamos listar quais são os benefícios de um processo de suppy chain mais eficiente e bem planejado.

  • Ampliação da satisfação dos clientes. Os processos são pensados de acordo com a necessidade;
  • Redução de custos operacionais por conta do melhor planejamento que evita a perda de produtos;
  • Melhora a qualidade dos serviços prestados, e por isso gera mais felicidade ao cliente;
  • Maior receita ao identificar falras no processo produtivo e de transporte.

A diferença entre supply chain e logística

A questão que muitas pessoas tem diante deste assunto é: mas quais são as principais diferenças? Vamos te responder! Em resumo, o dois tipos de processos acabam se diferenciando e se complementando em alguns aspectos.

A logística sozinha é responsável, basicamente, pelo transporte de produtos e também da parte financeira. Desta forma, cuida da movimentação de matéria-primas e mercadorias em geral, se preocupando mais com a compra de insumos, armazenamento e transporte.

O supply chain se diferencia da logística por abordar não só o transporte de mercadorias, mas também cuidando da gestão entre empresas e toda vida útil do produto. Ou seja, mais ligado a uma visão estratégica de todo o processo logístico.


Em conclusão, o supply chain e a logística são processos que se complementam, mas possuem diferenças. Ele é responsável por cuidar de toda a cadeia de suprimentos. Não só do transporte de insumos e mercadorias.

Entendeu a diferença entre supply chain e logística? Possuímos outros artigos sobre a temática o blog da Online Applications, acesse aqui para ver mais!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *