Startups: Unicórnios ou zebras?

Nasceu um novo termo no ecossistema das startups, que rivalizar com o conhecido unicórnio: as zebras. As startups unicórnio ultrapassam o valor de mercado de US$ 1 bilhão. Já o novo termo, “zebras”, foi criado para designar empresas que desde o seu início se preocupam com negócios mais inclusivos e éticos.

Segundo o modelo, as zebras “Consertam o que os unicórnios quebram”.  Ele busca priorizar o crescimento exponencial das startups, mas também apostando na sustentabilidade como um modelo de negócio.

Mas você sabe quais são as principais das startups? Elas são empresas que possuem o potencial de escalabilidade. Desde o seu início, são pensados para expandir para o exterior. O grande diferencial delas é a tecnologia. Ela é base de todos os processos da empresa, aumentando a sua eficiência e também levando à uma maior produtividade.

Conheça mais sobre as zebras e como elas entraram para o mercado das startups:

Cenário atual

Um estudo feito pela Boston Consulting Group (BCG), mostrou que no mundo todo os investimentos destinados a empresas fundadas por negros e latinos é de apenas 1%. Para as empresas lideradas por mulheres, apenas 2%. Os números só mostram a falta de inclusão de minorias.

Porém, você sabia que empresas idealizadas por mulheres gera receita maior?Então o que explica a falta de investimento? Segundo a pesquisa, para cada dólar investido, as startups lideradas por mulheres devolver 78 cents, e a dos homens apenas 31 cents.

O estudo da BCG també destacou um dado impressionante. Startups de mulheres ganham de aporte US$ 935 mil em média. E as empresas lideradas por homens, US$ 2,1 milhões. As idealizadoras do movimento que criou as zebras, percebeu essa diferença e o que ela significava para o mercado.

As zebras

Criado por empreendedoras e CEOs (Mara Zepeda, Aniyia Williams, Astrid Scholz e Jennifer Brandel), o movimento Zebras United nasceu em 2017. O grupo publicou um artigo na Medium defendendo a tese de seu movimento. As zebras são caracterizadas pela rentabilidade e colaboração.

Antes de tudo, não é desconhecimento que algumas startups unicórnio do mundo inteiro tem dificuldade com a questão dos lucros. A brasileira Nubank já destacou que busca principalmente o crescimento, e somente depois pensar em lucros. Claro que isso não é um fator que acontece em todas as startups, mas muitas delas seguem esse padrão.

Por isso o mote do grupo é “As zebras consertam o que os unicórnios quebram”. O nome “zebra” foi escolhido justamente por esse motivo, afinal são animais de duas cores. Segundo as idealizadoras do projeto, as cores significam duas palavras: lucro e propósito. Além disso, zebras são animais que vivem juntos, são cooperativos e não competem entre si, mas colaboram.


Em conclusão, as startups chamadas de zebras se difereciam dos unicórnios. Enquanto os unicórnios pensam principalmente na escalabilidade, as zebras destacam a importância dos lucros e também da inclusão e sustentabilidade. O termo tem ganhado cada vez mais espaço e debates sobre. E por fim, para mais artigos sobre novidades no mundo da tecnologia, cadastre-se na newsletter da Online Applications! Somos especialistas em inovação, venha conheça o nosso universo de tecnologia.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *