Soft Skills: O que são e qual importância para o mundo corporativo?

Você sabe o que são Soft Skills? Em resumo, são características ou habilidades interpessoais. É um tipo de competência que envolve as relações entre indivíduos e da própria pessoa. Até porque nem sempre um currículo cheio basta.

Algumas outras habilidades específicas são importantes, assim como saber se relacionar, fazer um bom trabalho em equipe, criatividade e muito mais. Possuir essas Soft Skills significa ter certas aptidões mentais, emocionais e também sociais.

Muitas empresas sofrem pela falta de profissionais que possuem Soft Skills. Uma pesquisa do Capgemini Digital Transformations Institute no final de 2017 mostrou que 60% delas tem carência destas habilidades.

Continue lendo para descobrir mais sobre as Soft Skills mais procuradas pelo mercado e a diferença entre elas e Hard Skills. Boa leitura!

Soft Skills x Hard Skills

Antes de tudo, o termo “skills” pode ser traduzido por “habilidades”. Ou seja, Soft Skills nada mais são que habilidades comportamentais que podem definir quais são os melhores colaboradores para uma empresa. Estas habilidades acabam determinando como a pessoa interage no meio corporativo e como agimos em diferentes situações.

Elas acabam sendo difíceis de serem mensuradas, mas ter o domínio destas habilidades é extremamente importante. Ou seja, essas capacidades fazem com que o ambiente de trabalho seja mais flúido e rentável, que o local se torne mais fácil de se trabalhar.

Os Hard Skills são diferentes. São realmente aquelas capacidades que temos em nossos currículos, técnicas que possuímos, cursos e experiência profissional que tivemos antes. Por isso são facilmente identificáveis.

Normalmente dizem que as Hard Skills o fazem ser contratado, mas as Soft Skills fazem com que você mantenha o seu trabalho. E é exatamente isso.

Soft Skills mais procuradas

Agora você deve estar se perguntando: quais são as Soft Skills mais procuradas nas corporações? Isso pode depender de acordo com o tipo de empresa que você pretende trabalhar, mas algumas características são padrão para muitas.

Veja a seguir a lista das habilidades mais procuradas no mundo do trabalho atualmente:

Boa comunicação

Saber se comunicar é essencial para todos os setores, no meio profissional e também no pessoal. A comunicação precisa ser clara e objetiva, para que todos entendam a mensagem que está sendo transmitida.

E pelo contrário do que parece, a comunicação não é só a falada. Engloba as atividades de escrever, saber ouvir e transmitir mensagens no geral.

Agora pensando somente na escrita, também é necessário se atentar com a gramática na hora de se comunicar. Escrever corretamente acaba sendo um ponto positivo porque melhora a imagem da empresa no mercado.

Proatividade

Possuir autonomia é um ponto extremamente positivo. Nem sempre o líder precisa delegar funções, é possível identificá-las antes. Isso demonstra a atenção do colaborador e a sua vontade de buscar soluções.

Criatividade

Ser inovador é necessário nos dias de hoje. Encontrar soluções criativas para problemas mostra que o colaborador se importa com o futuro da empresa.

Adaptabilidade

Saber se adaptar a diferentes situações é necessário no mundo corporativo, afinal, ele nunca é estável. Se exige dos profissionais de hoje a capacidade se saber se reinventar. Ser versátil é um diferencial.

Equilíbrio emocional

Trabalhar sob pressão não é legal, mas é comum. Por isso é importante saber como gerenciar o tempo e elencar quais são as suas metas.

O mercado de hoje acaba passando por situações desafiadoras. Elas acabam exigindo que o profissional mantenha a calma e pense nas melhores soluções, sem perder o foco.

Mas como desenvolver estas habilidades comportamentais? Isso vai de pessoa para pessoa, demanda reflexão e treinamento.


Em conclusão, as Soft Skills são características ou habilidades interpessoais que tornam o ambiente de trabalho mais flúido e rentável. Os novos profissionais devem se manter atentos e tentar desenvolvê-las para se manter no mercado.

Entendeu o que são as Soft Skills? Acesse o blog da Online Applications para ler artigos similares!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *