Rastreabilidade de mercadorias: descubra qual é a sua importância!

Contar com o uso da tecnologia é um dos diferenciais que mantém muitas empresas no mercado, mesmo com grande competição. Assim como investir na rastreabilidade de produtos é uma das opções que pode auxiliar nesta tarefa.

Em outras palavras, a rastreabilidade é importante em todo o processo logístico. Desde a produção, pedido e entrega, é essencial saber em qual etapa de transporte está a mercadoria.

Do mesmo modo como ter conhecimento da trajetória do produto é uma parte do processo que garante a segurança, ela também garante mais qualidade e satisfação dos clientes. Provavelmente os consumidores são os mais beneficiados neste processo.

Se você tem interesse em saber mais como a rastreabilidade de mercadoria funciona, este artigo irá te ajudar! Além disso, vamos explicar sobre a tecnologia envolvida no processo e a sua importância. Você irá sair entendendo muito sobre o assunto, continue lendo!

A rastreabilidade de produtos

Primeiramente, vamos definir o conceito básico do termo em questão. A rastreabilidade é uma tecnologia que permite, em tempo real, saber onde a encomenda está e toda a sua trajetória.

Bem como dito antes, este processo logístico traz diversos benefícios para as empresas de logística que o implementam. Por exemplo, muitos falam principalmente sobre a segurança. Afinal, é uma garantia saber exatamente onde o produto está e em qual fase ele se encontra.

A cadeia logística acaba se tornando mais confiável também. Assim também o gestor garante que o produto entregue tinha qualidade. Isso aumenta o valor da empresa para os consumidores.

Ter arquivado o histórico de produção e entrega é um diferencial que as empresas de logística não podem abrir mão. Justamente isso ajuda a mostrar o nível de organização que o negócio está e mostrar confiança ao consumidor.

Mapear todos os lugares que o produto passou é possível graças aos avanços da tecnologia.

Importância da rastreabilidade

Assim como dito antes, a segurança é um dos principais pontos positivos da rastreabilidade de produtos bem feita. Além disso, também garante a procedência positiva dos produtos, desde a sua fase de produção até o consumidor final.

Porém, ainda há outros benefícios que garantem a importância da aplicação da rastreabilidade dos produtos na logística. Listamos as principais a seguir:

  1. Segurança: como dito antes, saber onde os produtos estão diminui a incidência de imprevistos e problemas nas rotas;
  2. Controle de qualidade: a rastreabilidade ajuda a garantir a qualidade dos produtos e transporte por meio da análise da performa dos colaboradores;
  3. Respostas mais ágeis: coletando dados por meio da tecnologia, a empresa consegue respostas para diversos questionamentos;
  4. Redução de problemas: rotas mais certeiras;
  5. Otimização da logística: os dados coletados ajudam na criação de indicadores de desempenho;
  6. Maior transparência: maior controle de todas as etapas de maneira mais simples;
  7. Gestão de estoque de ponta: aumento do controle de todas as mercadorias e etapa em que estão;
  8. Aumento da lucratividade: otimização e redução de problemas refletem nos menores custos e maiores lucros.

A tecnologia como aliada da logística

Sem a tecnologia e a logística 4.0, a rastreabilidade de mercadorias não seria possível. Os avanços do digital hoje auxiliam empresas de todos os setores da economia e ajudam os empresários a aumentar seus lucros e controle de produção.

Dessa forma, o processo de rastreabilidade pode ser feito por diversos tipos de tecnologia: seja por GPS, radiofrequência e telemetria. Atualmente, ela já pode ser realizada pelo próprio celular do motorista. Isso por meio de apps que ajudam no acompanhamento em tempo real.

A Online Applications possui soluções logísticas especializadas na gestão de cargas, e também no rastreamento de produtos em tempo real no first e last mile. Para mais informações, acesse o site.

Em conclusão, a rastreabilidade de produtos é possível por conta das transformações digitais. Portanto, ela permite, em tempo real, saber onde a encomenda está e toda que trajetória ela está passando. Para mais artigos sobre tecnologia e logística, acompanhe o nosso blog!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *