Quais são os benefícios de automatizar a área fiscal da sua empresa?

Cumprir os prazos das principais obrigações acessórias é apenas uma das atividades que a área fiscal e tributária das empresas deve se atentar todos os meses. Mesmo com o alto volume de trabalho, é preciso prestar atenção nos prazos e ainda continuar a fazê-lo com qualidade. Desde já, destacamos que automatizar a área fiscal é uma opção viável para poder tornar a sua empresa mais estratégica.

A alta eficiência operacional é um dos benefícios que as empresas de sucesso têm por terem se automatizado. Em outras palavras, o uso da tecnologia permite maior transparência nos processos e melhores resultados, além de outros vários benefícios.

Ainda hoje, há muitos gestores que desconhecem os pontos positivos da automatização ou tem certo receio de aplicar novas tecnologias em suas empresas. Contudo, a competitividade é sempre acirrada. Por isso, empresas que utilizam a tecnologia saem na frente. Continue a leitura e entenda mais sobre a automatização fiscal.

Benefícios em automatizar a área fiscal

Podemos passar horas aqui citando todos os pontos positivos da automatização da área fiscal. Os benefícios são tantos que iremos separá-los em tópicos para facilitar a visualização!

Otimização de processos e produtividade

Atividades manuais levam tempo para serem realizadas, e obviamente algumas não podem ser feitas de outra forma. Apesar disso, é possível acionar o piloto automático em alguns tipos de processos, assim como no lançamento de notas fiscais. Não é mais necessário fazer este e outros trabalhos de maneira automática e otimizar os seus processos. Usando o lançamento de notas por exemplo, é possível receber o documento em formato XML e importar para o sistema contábil sem demora ou dificuldade.

Nesse sentido, é possível eliminar também papeladas desnecessárias e trabalhar com mais eficiência. Hoje já é uma opção fácil lidar com documentos digitais. Assim, o time fiscal pode ter mais tempo para cumprir outras tarefas mais importantes.

Redução de custos

Todo mundo gosta de ouvir essas palavras, não é? Automatizar a área fiscal ajuda a diminuir papéis e a necessidade de espaço físico, afinal, não haverá muitos documentos para serem armazendados.

Visão global e monitoramento

É indispensável saber como anda os processos da empresa. Com a tecnologia isso pode ser facilitado com o uso de dashboards, um tipo de painel de controle que mostra o andamento de processos. Com acesso a números e planilhas, é possível identificar informações essenciais e fazer planos com base nelas. Da mesma forma, com o uso da tecnologia é mais fácil monitorar dados e tomar decisões.

Como contratar o serviço ideal?

Em síntese, é necessária muita pesquisa para descobrir se o sistema escolhido é uma opção viável para a sua empresa. Comece pesquisando quais são as funcionalidades que mais interessam o seu negócio, e depois quais são as empresas do setor mais reconhecidas no mercado. A questão de suporte e treinamentos também é importante antes de fechar negócio.

Uma opção viável e segura é o Onbusca Smart. A plataforma faz a gestão completa de documentos fiscais, com a opção de criar extrações personalizadas, organizar notas com etiquetas e fazer o download em lote de XML e Danfe.


Em conclusão, com o uso da tecnologia ao automatizar a área fiscal da sua empresa, você estará um passo a frente no mercado. Assim, você saberá exatamente em quais pontos sua empresa precisa melhorar, passará a ser mais produtivo e reduzirá custos desnecessários.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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