Experiência do Usuário: 4 Dicas para o sucesso da sua empresa

As estratégias de Experiência do Usuário, ou como também é denominado UX, prometem potencializar as vendas dos negócios e fidelizar clientes.

Hoje, a Experiência do Usuário na hora da compra ou da utilização de um produto ou serviço não estão apenas ligadas à lojas físicas.

Ou seja, onde o cliente prioriza um ambiente agradável com produtos bem distribuídos, acompanhado de um atendimento impecável.

Com os avanços da tecnologia, consequentemente o uso de plataformas digitais têm crescido muito para realizar atividades do cotidiano.

Neste cenário, surge a necessidade da adequação de negócios à esta nova realidade.

Em outras palavras, adaptando o ambiente com uso de estratégias modernas para atender consumidores cada vez mais exigentes e conectados.

Experiência do Usuário

O termo de experiência do usuário (UX) já está em alta na internet.

Nos dias de hoje, encontramos diversos profissionais no mercado de comunicação que buscam atender essas áreas.

Por exemplo, atuando otimizando sites e aplicativos, deixando-os muito mais funcionais.

Além do mais, a UX é um dos critérios do SEO (search engine optimization) para manter o posicionamento da sua página à frente nos sites de busca orgânica.

Um ponto extremamente importante para aumentar o tráfego do seu website e a divulgar sua empresa na internet.

Afinal, o que é Experiência do Usuário?

A User Experience envolve os sentimentos na qual um consumidor tem ao utilizar um produto ou serviço.

Está ligada às expectativas e a satisfação do usuário tanto no ambiente virtual, quanto no físico.

Dessa forma, ela é construída por um conjunto de aspectos que criam o relacionamento entre empresa e cliente.

Essas técnicas são utilizadas para fornecer uma boa experiência ao consumidor na sua página da internet, aplicativo, etc.

Após essa experiência, o usuário irá ter uma percepção sobre o seu grau de satisfação ao utilizar o sistema daquela organização podendo ser boa,ou por outro lado, intermediária ou ruim.

Nos dias de hoje, muitas empresas estão optando pela escolha do aplicativo para atender seu público.

Primeiramente por ser um meio onde a empresa mais consegue atender suas necessidades diretamente.

Como também ser um dos meios mais utilizados pelos usuários atualmente pela sua praticidade, facilidade e rapidez de instalação.

A Online App possui um case semelhante com a Azul Linhas Aéreas…

A empresa Azul linhas aéreas, uma das maiores companhias aéreas do Brasil, conseguiu alinhar a gestão de refeição dos seus tripulantes com um sistema de planejamento de refeições desenvolvido pela Online Applications.

Atraso de voos

A empresa sofria com constantes atrasos de voos que prejudicavam inúmeros passageiros.

Além de afetar negativamente a imagem da marca e trazer altos custos.

Os atrasos eram causados por uma dificuldade no gerenciamento da distribuição das refeições dos seus tripulantes.

Pois os caterings não tinham a informação com tempo necessário para se programar e levar as refeições em cada voo.

Além disso, todo o controle de refeições era feito apenas por meio de planilhas do Excel.

Com isso, os tripulantes se recusavam a decolar sem que sua refeição estivesse na aeronave, consequentemente causando o atraso de voos.

Revertendo a situação

Com estes problemas de atrasos de vôos, a Azul Linhas Aéreas junto a Online Applications encontraram a solução para este problema.

Desenvolvendo então um software personalizado para essa situação, o SolRef, ou como também pode ser chamado, Solicitação de refeições.

Esse sistema passou a fazer todo o controle das solicitações de refeições aos Caterings.

Atualmente. eles recebem relatórios mensais determinando o abastecimento de refeição em cada voo para cada tripulante.

Além disso, realiza o cruzamento dessas informações com o planejamento de voos da CIA, resolvendo o problema de forma eficiente da companhia Azul.

UX - Experiência do Usuário

Dicas para melhorar a Experiência do Usuário em seu negócio

Para desenvolver um projeto de UX eficaz é indispensável conhecer aspectos determinantes na elaboração das estratégias.

Com algumas táticas simples você consegue aumentar a usabilidade do seu website ou aplicativo e ainda traz melhores resultados para a sua empresa.

como o aumento de vendas, geração de leads, ROI (retorno sobre o investimento), entre outras inúmeras vantagens.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias da UX que irão te ajudar a potencializar estes resultados:

1.Conheça seu público

Primeiramente, um ponto crucial para o projeto de experiência ao usuário é o conhecimento do seu público-alvo.

É através desse estudo que você conseguirá entender quais são as exigências desses consumidores.

Com isso. adaptar as técnicas da UX adequadamente de acordo com as especificidades do seu consumidor final.

2. Análise de situações

Analise situações corriqueiras, como o contexto que seu consumidor estará ao acessar seu site.

Por exemplo, o seu consumidor pode estar no conforto de casa, utilizando um computador no ato de uma compra no seu site, mas também existe a possibilidade de estar na correria do dia a dia – através de um dispositivo mobile, precisando de agilidade e eficiência para efetuar sua compra.

Pesquisam indicam que as vendas podem cair 1% com a lentidão do carregamento de páginas.

Por isso é essencial fazer adaptações para otimizar seu site deixando-o acessível para uso desktop e mobile..

Agora que tudo está adaptado, vamos ao próximo passo…

3. Testes, check, pré-check…

Faça testes!

Parece uma dica simples ou até mesmo “boba”, no entanto muitas empresas não testam seu site.

Acima de tudo,é importante testá-lo em todos os navegadores para verificar se está adaptado as dimensões de cada máquina ou dispositivo.

Fazer testes irá garantir que o usuário fique confortável para visualizar o conteúdo do seu website.

Afinal, não é visualmente agradável uma página com as dimensões erradas, não é mesmo?

4. Torne seu serviço acessível

Mantenha total acessibilidade do seu website ou aplicativo, pois é uma das principais exigências dos consumidores.

A forma de como são distribuídas as informações, como anúncios(pop-up) tomando conta da página inteira ou um botão desproporcional influenciam na boa experiência.

Portanto, evite a poluição da sua página com pop-ups; tenha botões bem dimensionados e distribua suas informações de forma dinâmica para tornar seu site mais interativo.

Resumido…

A Experiência do Usuário busca solucionar problemas de forma que seu consumidor tenha uma boa percepção ao utilizar seu produto ou serviço.

Ou seja, aplicar estratégias de UX não é mais uma opção, é uma necessidade para o crescimento da sua organizaçã.

Em outras palavras, um boa experiência irá trazer potencializar seus resultados.

Primeiramento o aumento de vendas, ROI, consequentemente virá a fidelização de clientes, engajamento e fortalecimento da marca, alavancando sua empresa à frente de seus concorrentes.

Quer ser um case de sucesso também?

Pensando em aplicar as melhores metodologias para trazer uma excelente experiência ao seu consumidor final, a Online Applications trabalha com o desenvolvimento de softwares personalizados.

Como também os adapta as estratégias da UX, proporcionandi que seus usuários tenham uma melhor  percepção ao utilizar seu aplicativo.

Portanto, fidelize clientes, melhore seu marketshare, a reputação da sua marca, o ROI e dispare suas vendas com a Fábrica de Software da Online Applications.

Fábrica de Software

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