Por que as empresas estão optando por softwares customizados?

O setor de TI é o mercado que mais cresce no mundo. Apesar de ser um grande desafio, hoje é possível atender as necessidades mais específicas de cada segmento do mercado, pois além de existirem soluções prontas para um público geral, os avanços da tecnologia também permitem elaborar soluções customizadas para qualquer tipo de negócio.

Buscando um diferencial competitivo, muitas organizações estão optando pelo desenvolvimento de softwares customizados devido aos inúmeros benefícios proporcionados por esse tipo de solução. O software customizado pode ser um grande aliado para os negócios, otimizando a forma de gestão da empresa e reduzindo custos desnecessários.

Por isso, algumas empresas desenvolvedoras de softwares oferecem a customização do sistema através e APIs, que possibilita adicionar camadas de inovações em cima de sistemas pré-existentes.
 

Principais diferenças entre um Software pronto x Software customizado

 
O desenvolvimento de um software pode ser feito de duas formas:

  • Software padrão e
  • Software customizado.

 

Vamos lá! O principal diferencial entre esses dois tipos de softwares está na sua adaptação. Um software com modelo padrão é mais fechado, podemos chamá-lo de “genérico”, pois foi feito para atender um público geral. Portanto, ele não vai ter nenhum tipo de personalização para as empresas. Neste caso a empresa precisa adaptar as suas atividades rotineiras ao software, podendo interferir até na satisfação do cliente.

Um software customizado é 100% adaptável à necessidade do cliente, com funções específicas que se encaixam perfeitamente no que a empresa precisa. Sendo assim, a companhia não precisa fazer mudanças nas suas operações para utilizar o sistema e seus clientes não são afetados – ele já é feito especialmente para aquele segmento.

Por que as empresas estão optando por softwares customizados?

O motivo pelo qual as empresas estão optando em criar softwares customizados é claro: ele traz muito mais benefícios do que um software padrão! Por isso, veja quais são os 4 principais motivos que estão levando as empresas a optarem por softwares customizados:

 

Necessidade de otimizar rotinas internas

 
A eficiência interna do dia a dia de uma empresa está diretamente ligada aos seus lucros, por isso surge a necessidade de que estas sejam otimizadas da melhor forma.

Através de um software customizado as rotinas internas podem sofrer grandes melhorias e garantir um alto nível de competitividade do negócio. Com sua possibilidade de modificações, o software customizado permite que as empresas permaneçam sempre dentro das atuais necessidades do mercado, assim elas pode adicionar novas funções essenciais ao sistema ou remover funções desnecessárias.

Assim, as organizações garantem altos níveis de performance e otimizam sua rotina de forma flexível. Vale ressaltar que uma empresa com rotinas flexíveis consegue atender grandes demandas do mercado e aumentar a velocidade na entrega de resultados.

 

Integração entre aplicações

 
Uma possibilidade que atrai muitas empresas é a integração entre as aplicações.

Sua empresa pode integrar um sistema já existente com a solução já pronta. Essa integração pode ser realizada de diversas formas, até mesmo sem alterar as funções básicas do sistema, através do Webservices e API. Sendo assim, sua empresa ganha tempo e sua equipe de desenvolvimento consegue focar em atividades mais importantes aos negócios.

 

Redução de custos a longo prazo

 
Quando o gestor opta por adquirir um software já pronto, provavelmente ele deve achar que essa opção é a que oferece um melhor custo/benefício…, mas isso não passa de uma grande ilusão!

O que pode aparentar ser mais acessível no ato da compra, pode se tornar um grande prejuízo a longo prazo. As empresas podem até não perceber, mas elas acabam perdendo muito mais tempo e dinheiro com esse tipo de software, visto que em um futuro não muito distante esses sistemas se tornarão defasados e não irão mais suprir as necessidades do negócio.

Já o software customizado oferece evolução contínua com adaptações instantâneas no surgimento de novas necessidades. E o melhor de tudo: com o software na nuvem, como são os sistemas desenvolvidos pela Fábrica de Software da Online Applications, seu sistema faz essas adaptações sem que haja interrupções nas suas operações. Legal, né?

 

Busca por softwares mais seguros

 
E para finalizar, um fator determinante na escolha de um sistema personalizado: segurança. O software customizado oferece maiores níveis de segurança se comparado ao sistema padronizado. A customização permite que o sistema seja adaptado com os principais padrões de segurança existentes e de acordo com as regras e políticas internas da empresa.

Com a Fábrica de Software da Online Applications, sua empresa tem total liberdade para definir os níveis de segurança através de algumas funções que podem ser implementadas de acordo com o seu desejo, tais como: criptografia de dados, automatização de backups, autenticação e regras de acesso. Dessa forma, sua empresa garante que os sistemas críticos de TI não serão acessados por pessoas não autorizadas.

 
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário pra gente!

Fábrica de Software

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *