Planejamento estratégico: aprenda como fazer em 5 passos

O principal motivo para criar um planejamento estratégico é a tentativa de realizar um sonho.

Mas podemos concordar que ter um sonho e não planejar corretamente como alcançá-lo não adianta nada. Sem estudar o mercado e estabelecer metas fica quase impossível começar sua jornada.

Criamos esse artigo pensando em ajudar na criação de um planejamento estratégico que seja realmente eficiente para a sua empresa.

Confira a ordem e os pontos mais importantes abaixo:

Saiba o propósito da empresa

Ter bem traçado os pilares do seu negócio é fundamental para não se deslocar de seus planos. Estruture bem qual é a sua missão, visão e valores. Vamos exemplificar para você o que significa cada um desses termos:

  • Missão: o motivo da existência da sua empresa;
  • Visão: onde você espera que ela chegue, o que vai ser;
  • Valores: princípios que servem como base para as ações.

É crucial saber qual é o seu propósito para não se perder na hora de colocar a mão na massa.

Analise a sua empresa

Não existe uma instituição perfeita, que não tenha um sequer problema. Consiga uma vantagem mapeando quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa. Assim você saberá como encaixar cada área na mudança.

Pesquise também o quanto de dinheiro você tem no caixa para aplicar caso for necessário.

Leia também: Plano de negócio: O planejamento que sua empresa precisa

Estude o mercado

Provavelmente pode parecer simples, mas as vezes esse tópico não é muito bem explorado.

Antes de começar a definir metas, prioridades e começar de fato a agir, é preciso muito estudo.

Pesquise tudo que for possível sobre os seus concorrentes. De nada adianta planejar algo que já está no mercado.

Pense também em como o seu serviço ou produto deve servir ao seu cliente, ou seja, qual é a real necessidade dele.

Veja se o que você sonhou pode ser melhorado para fazer mais sentido.

Defina suas metas e prioridades

O planejamento não se resume apenas nesta parte, mas a sua importância é extremamente palpável.

É essencial saber e escolher quais serão suas metas e prioridades, além de mapear para onde elas vão caminhar.

Estabelecendo o caminho que quer seguir e as formas de se chegar até ele, principalmente traçando metas, você evita perca de tempo com atividades desnecessárias.

É meio óbvio que para criar um planejamento estratégico você precisa saber por onde quer seguir, e quais, entre tantos pontos, que devem ser abordados primeiro.

É preciso criar um grau de importância de cada um dos itens.

Depois de ter planejado quais são as suas metas, fica mais fácil organizar qual é a ordem de fatores de maior importância para alcançar o seu objetivo.

Em um mês, como você pretende estar? Pense sempre por um determinado período de tempo, mapeie como você deseja estar e o que já deveria estar cumprido.

Depois de definir suas metas e prioridades, fica um tanto quanto simples pensar no plano de ação, não é?

Atualize seu plano

Nenhum plano é perfeito e imune a erros. O mercado pode mudar, algo pode não sair como esperado e os resultados não virem.

Portanto não tenha medo de atualizar o seu plano.

Se algo não estiver dando certo, o que é normal, revise e reformule quantas vezes forem necessárias.

Criar um planejamento estratégico requer bastante estratégia, né? Por isso é importante seguir os pontos listados para não se perder.

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Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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