Pitch de vendas: monte uma estratégia para a sua empresa!

Assim como é difícil desenvolver a ideia para criar uma empresa, apresentar a proposta para possíveis investidores também não é fácil. Principalmente dependendo do tamanho do público. Por isso, para organizar e mostrar a estratégia de uma empresa nasceu o pitch de vendas.

Em resumo, o pitch de vendas é uma estratégia de apresentação de uma empresa. O objetivo é mostrar como a ideia funciona em poucos minutos e prender a atenção do seu espectador.

Justamente por buscar a aprovação de um investidor ou cliente, o pitch é construído com frases curtas e diretas, mostrando quais são os benefícios do seu negócio.

Desta forma, fica mais fácil para quem está avaliando saber se vale a pena o investimento na ideia.

Ou seja, um pitch de vendas bem construído consegue convencer o cliente a confiar na sua ideia. Neste artigo vamos mostrar várias dicas de como desenvolver esta estratégia e conquistar investidores.

O pitch de vendas

Primeiramente, você sabe de onde veio a expressão pitch de vendas? Ela veio de pitch elevator!

Para exemplificar melhor, imagine que você é dono de uma empresa nova no mercado, e encontra um possível investidor em um elevador. Ali, em poucos segundos, existe a oportunidade de mostrar a sua ideia.

Desta forma, a apresentação do pitch de vendas é construída de poucos segundos até 20 minutos, no máximo. Ou seja, sempre com a presença de frases fortes e destaque nos benefícios da ideia.

Frequentemente o pitch de vendas é muito utilizado por startups para apresentar ideias a possíveis investidores de forma rápida, mesmo que ele tenha a agenda lotada.

Por fim, o principal benefício do pitch de vendas é atrair os clientes ou investidores, e os manter interessados no serviço da sua empresa, seja ela uma startup ou não.

Dicas estratégicas

Antes de começar a montar o seu pitch de vendas é preciso conhecer alguns pontos essenciais. Veja a seguir:

Conheça o seu público

Para quem você vai apresentar o seu pitch de vendas?

Ou seja, é necessário saber quem é essa audiência esperada. Assim você consegue uma conexão com o público. São clientes ou investidores?

Em outras palavras, criar uma estratégia personalizada, com base em dados reais, dependendo do público que se espera. Um bom vendedor sempre tem mais do que um pitch criado.

Entenda suas metas

Talvez a resposta para esta óbvia, mas para que você quer criar um pitch? Ao estabelecer quais são as expectativas, fica mais fácil tirar a ideia do papel e criar uma apresentação que faça sentido.

Saiba descrever os benefícios

Para conseguir criar uma linha de raciocínio convincente, o vendedor precisa entender a fundo o que está sendo ofertado. Ou seja, o objetivo geral do pitch é apontar os benefícios do serviço, ou produto, e não descrever somente as características dele.

Montando o pitch de vendas

Por fim, vamos descobrir o que é necessário para criar um pitch de vendas de ouro!

Acima de tudo, uma boa estratégia precisa seguir os pontos citados anteriormente: conhecer o público que irá apresentar, entender a solução que está oferecendo, e mostrar o diferencial e seus benefícios.

A partir disso podemos começar a montar o pitch. Primeiramente, ele deve abranger respostas para algumas perguntas, que se assemelham bastante ao modelo Canvas. Veja quais são elas:

  1. Apresentar o problema que o serviço ou produto resolve;
  2. Mostrar a solução criada pela empresa;
  3. Contextualizar o cenário do mercado e concorrentes;
  4. Desenhar o modelo de receita;
  5. Mostre os canais utilizados;
  6. Expectativa para o futuro e equipe.

Além disso, é preciso levar em conta o tempo disponível para apresentar sua ideia. Sem contar que as frases utilizadas precisam ser construídas para prender a atenção do espectador durante todo o tempo.

Principalmente ao iniciar a apresentação e finalizar, onde é bom  interessante garantir que a apresentação seja impactante aos ouvidos do público.


Em conclusão, o pitch de vendas é uma estratégia utilizada por empresas para apresentar seu negócio em poucos minutos, buscando atrair atenção do espectador.

Entendeu como funciona o pitch de vendas? No blog da Online Applications temos diversos outros artigos sobre gestão de empresas e sobre startups!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

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