Você conhece o perfil ideal do estudante de Ciências Contábeis?

Se você está pensando em cursar ciências contábeis, mas não sabe muito bem o que te espera durante a graduação ou após ela, acompanhe este artigo e descubra se o seu perfil é compatível com os desígnios da profissão.

Afinal, o seu trabalho será de grande importância para a gestão de empresas e outras instituições, então é preciso se preparar para lidar com este mercado da melhor maneira possível.

O que você vai estudar

O curso de Ciências Contábeis tem duração média de 4 anos, passando por conceitos básicos de Matemática, Economia, Administração e Recursos Humanos até se aprofundar em Contabilidade Tributária, Orçamentos Públicos, Controladoria e alguns conceitos de Direito.

Aqui já é possível ver que é essencial ter afinidade com números, além de organização e capacidade de concentração, visto que você terá de lidar com cálculos e planilhas em seu dia a dia.

No mais, o curso aborda os temas Probabilidade e Estatística, então é importante ser proativo para não só entender as alterações do mercado, mas também prever essas possíveis mudanças e elaborar estratégias para enfrentá-las.

Para isso, você aprenderá a respeito de Gerência Financeira e Tributação, matérias que vão te auxiliar a tomar decisões que favoreçam o desempenho das empresas com as quais irá trabalhar.

E um tema que não pode faltar na sua formação é Empreendedorismo e Tecnologia, afinal, o mundo digital está presente em praticamente todas as áreas da sociedade, então as contabilidades não poderiam ficar de fora. Sendo assim, você pode e deve usar a tecnologia a seu favor para desempenhar suas funções de maneira muito mais prática e rápida.

Lembrando que o nome das matérias pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas a matriz curricular deve ser a mesma. Então, se você tem facilidade para lidar com aspectos financeiros e números em geral, e responsabilidade e ética para trabalhar com dados sigilosos das empresas, o seu perfil pode ser o ideal para cursar Ciências Contábeis.

Leia também: A contabilidade do futuro: Veja como se preparar para as mudanças

Como irá atuar

Após concluir a graduação, é necessário prestar o Exame de Suficiência para obter um registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu estado, pois só com este documento você poderá desempenhar a profissão legalmente. A partir daí, você pode encontrar um público-alvo e começar a atuar, mas o que exatamente você terá de fazer e em quais setores o seu trabalho será necessário?

Primeiramente, a principal função de um contador é contribuir para a tomada de decisões de uma empresa, orientando os gestores a respeito das questões tributárias. Visto isso, é fundamental analisar o mercado e estudar os fenômenos que podem afetar a instituição, para que você saiba coordenar as movimentações financeiras e propor novos planos de ação.

Além disso, existem obrigações que devem ser realizadas periodicamente, como a geração do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que deve ser enviado mensalmente ao fisco; o cálculo de impostos como ICMS, IPI, PIS, COFINS; e o fechamento de folha de pagamento. Ou seja, é necessário ter muita organização e estar atento ao fluxo de caixa, guia de impostos, emissão de notas fiscais e a todos os processos tributários que compõem a sua função como contador, pois qualquer erro pode resultar em multas e prejuízos para a empresa.

Aliás, não são só as empresas privadas que necessitam de serviços contábeis, mas também as públicas – municipais, estaduais ou federais – organizações não governamentais (ONG), associações de classe, mercado de seguro, controladoria, auditoria, entre outros setores da economia. Ou seja, há um amplo mercado de trabalho para você estudar e descobrir onde a sua contabilidade se encaixa melhor.

Dica

É importante manter uma atualização constante e buscar aprender além do que foi ensinado no curso de Ciências Contábeis, já que o mercado e as tecnologias passam por mudanças a todo momento. Como foi dito anteriormente, o meio digital pode ser usado a seu favor no desempenho dos processos, o que contribuirá para destacar o seu trabalho perante a concorrência.

Pensando nisso, a plataforma Onbusca Smart desenvolveu funções que auxiliam na gestão das Notas Fiscais eletrônicas (NF-e), além de armazenar o XML em nuvem garantindo total segurança dos dados dos seus clientes – tudo isso automaticamente! Através da nossa plataforma, também é possível emitir notas fiscais e efetuar o cálculo dos impostos de maneira muito mais rápida, descomplicando a sua rotina e trazendo o diferencial que faltava para a sua contabilidade alcançar o sucesso.

Pare de perder tempo e conheça o Onbusca Smart!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *