Otimização da frota: aprenda como melhorar com 5 dicas

Para conquistar melhores resultados, a otimização da frota é um desejo das transportadoras.

Todas as empresas do setor de transportes precisam ser muito bem organizadas para continuarem no mercado sem terem prejuízos.

Não há dúvidas que para suprir este desejo é preciso criar estratégias e mover recursos para tentar otimizar seus processos. Portanto, é imprescindível implementar melhorias e fazer modificações para ter sucesso.

Por isso criamos este post, para ensiná-los algumas dicas simples com o potencial de melhorar muito a performance da sua frota.

Meça resultados passados e planeje-se

Você deve saber qual é a importância da coleta e interpretação de dados obtidos. Essa é uma das técnicas para criar um planejamento mais efetivo, sabendo onde precisa melhorar os resultados e onde você já obteve satisfatórios.

Transportadoras precisam saber quais são suas maiores necessidades para entender onde devem aprimorar. Um bom planejamento pode ajudar a evitar imprevistos e prever resultados negativos.

Controle seus custos

Saber para onde vai seu dinheiro é mais que importante para a vivência da sua empresa. E como dito anteriormente, o planejamento e a análise de dados tem um valor fundamental.

Se não houver um mapeamento de custos, acaba sendo óbvio que a chance de ter prejuízos é muito grande. Por isso controle o quanto você gasta. Tente prever quais são os custos essências.

Há alguns gastos que são naturais e precisam ser contabilizados, assim como combustíveis e o custo por viagem. Realize sempre diagnósticos para acompanhar seu fluxo de gastos e saber quais podem ser eliminados.

Leia também: Principais dificuldades enfrentadas pelas transportadoras de cargas brasileiras

Monitore e otimize rotas

Uma dica é tentar aperfeiçoar rotas, mesmo que elas sejam diferentes e incertas. Isso ajudará a melhorar a performance da sua frota.

Sabemos que esta pode ser uma das tarefas mais difíceis, mas é possível cumpri-la com o planejamento. Tente otimizar as rotas para que quilômetros não sejam percorridos sem necessidade.

Manutenção dos veículos

Fazer manutenções preventivas pode ajudá-lo a cumprir seus prazos, sabe como? É simples: evita que os veículos precisem ser consertados durante a circulação, não afetando sua atividade.

Além disso, aumenta consideravelmente a segurança dos motoristas.

Por mais que alguns pensem que é uma perda de investimento, isso pode ser muito útil para driblar os problemas eventuais que possam acontecer. Portanto, tente separar uma quantia de dinheiro para as manutenções.

Automatize-se

Nós podemos imaginar o quanto deve ser corrido a rotina de quem precisa fazer todo este processo funcionar. Portanto, recomendamos a automatização da sua empresa.

Assim será possível poupar tempo com processos e aumentar sua produtividade.

No mercado há diversos tipos de plataformas, inclusive softwares personalizados podem ser criados de acordo com a sua necessidade, que podem auxiliar muito o seu trabalho.

Separe um tempo para pesquisar sobre o assunto.


Não é um difícil fazer com que otimização da frota funcione. Porém, leva tempo e muito planejamento para alcançar o sucesso neste setor.

Tente adotar uma postura preventiva, mapeie os possíveis problemas que podem acontecer e já calcule as soluções plausíveis.

Já pesquisou sobre softwares personalizados e não sabe por onde começar?

Conheça a fábrica de softwares da Online Applications!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *