EDI: Como otimizar a troca de informações na sua empresa?

O EDI é visto como uma potente e necessária ferramenta de transmissão de informações de uma empresa.

Você consegue mensurar a quantidade de dados e informações que são transmitidas e recebidas diariamente dentro de uma empresa?

O mercado está cada vez mais competitivo e tecnológico, consequentemente, obriga as organizações à buscarem novas soluções inteligentes.

Tudo isso com intuito de otimizar seus processos organizacionais, para que tragam um diferencial para os seus serviços.

Diariamente, as empresas transmitem um grande volume de dados e informações à todo instante.

Por isso, a necessidade de agilidade para enviar e receber esses dados e informações é um ponto fundamental para as empresas.

Em outras palavras, os meios convencionais mais “antigos” como e-mail, fax e correio não conseguem mais suprir essa demanda.

Entretanto, agora existe uma solução, um novo conceito no mercado, que promete melhorar a operacionalização de processos.

Estamos falando do EDI, uma ferramenta inteligente que faz a troca eletrônica de dados entre as organizações.

Afinal, o que é EDI?

O EDI (Eletronic Data Interchange) ou Intercâmbio de Dados é uma solução voltada para o B2B.

Essa plataforma permite a troca de dados e informações de forma automatizada através de uma rede entre duas ou mais organizações.

Entretanto, tem como um dos principais objetivos a substituição do fluxo de papéis nas empresas.

Em outras palavras, proporciona mais agilidade entre empresas e departamentos, além da redução de custos.

Esta modalidade consiste no compartilhamento de informações de diversos sistemas, como pedidos de compras e faturas.

Tudo isso de forma protegida com mecanismos de segurança que garantirão a confidencialidade absoluta das informações.

Mais importante, todo o processo é automatizando, anulando a interação manual ao longo do procedimento.

Desta forma, elimina possíveis erros de digitação ou quaisquer outros erros que possam prejudicar este trâmite.

Como funciona?

O EDI é uma solução utilizada para otimizar a troca de informações das empresas.

Acima de tudo, promete facilitar a comunicação entre a companhia e a sua grande quantidade de parceiros.

Por isso funciona com a transmissão de dados de forma automatizada, sendo possível qualquer tipo de arquivo eletrônico (NF-e, CT-e, faturas, doc. de texto, etc).

Além da automação padronizada de informações, é descartada a necessidade do compartilhamento e preenchimento manual, eliminando possíveis erros de digitação.

Tenha todo o controle!

Podemos citar por exemplo a Azul Cargo, companhia de cargas aéreas da empresa Azul.

A Azul Cargo gerou melhorias na sua área de logística, após ter todo o controle e monitoramento do seu transporte de cargas através do portal EDI da Online Applications.

EDI - Online Applications

Por exemplo, hoje todas as informações do processo de logística, como o transporte de caixas, são enviadas ao nosso portal via API, TXT ou XML.

Após o recebimento das informações, os dados são integrados com o sistema de Cargas da Azul, gerando portanto o CTE automaticamente.

E não para por aí!

Além do processo de bipagem onde emitimos o AWB e CTE automaticamente, a companhia Azul Cargo consegue acompanhar todo o status dos seus transportes.

Através da página de ocorrências, é possível acessar todos os detalhes, como por exemplo a entrega de manifesto.

A Online também criou a partir dessa integração uma rota de entrega, para otimizar o tempo.

Como também, uma página de suporte, no qual a Azul se comunica com seus clientes através de um chat online para solucionar e resolver problemas.

Benefícios para as organizações

A solução de EDI pode trazer inúmeras vantagens para as organizações que adotam esse modelo.

Veja quais são alguns desses benefícios e como obter sucesso através deles:

Redução de custos e otimização de tempo

Os gastos com papel, impressão e arquivamento são reduzidos significativamente ou, até mesmo, descartados.

Além disso, a solução de EDI permite otimizar tempo com a redução de recursos administrativos, muitas vezes prejudicados por meio dos gastos com a execução das atividades operacionais.

Centralização de processos

As múltiplas formas da entrega e recebimento de informações de documentos pode dificultar muito a vida dos responsáveis por esses processos.

Por isso, o EDI centraliza os processos e todo o trâmite, desde a emissão até o recebimento, é traduzido automaticamente e padronizado.

Com isso, o documento é entregue ao destinatário no layout que ele quer receber.

Aumento da produtividade

A otimização de tempo leva o ganho de produtividade.

Com os processos automatizados, a equipe consegue manter sua concentração em atividades mais relevantes e produtivas ao negócio da empresa.

Além de descartar qualquer possibilidade de erros manuais, como por exemplo a falta de atenção resultando em um erro de digitação no ato de inserir informações no sistema.

Qualidade nos serviços e atendimento

Deixar os clientes satisfeitos com o seu serviço é um ponto de extrema importância para qualquer organização.

Por isso, a importância da automatização de processo.

Em outras palavras, com a automação a empresa ganha agilidade e efetividade na entrega de suas informações, com tudo rodando de forma extremamente rápida.

Sendo assim, sua companhia aumenta a qualidade dos serviços e seus clientes ficam satisfeitos com a sua empresa.

Ainda tem dúvidas do por que sua empresa deve investir?

Então vamos resumir para você!

Eleve seu patamar, ganhe agilidade, elimine custos, automatize processos de forma segura.

Tenha todo o controle na entrega e recebimento de informações, tudo isso com o sistema EDI!

EDI Online Applications é a melhor opção!

A Online Applicatins oferece a solução de EDI que sua empresa precisa, pois oferece economia de recursos, agilização de processos e otimização de tempo.

Atuando no setor de TI há 6 anos e com uma equipe expertises no setor, a Online proporciona melhor desempenho.

Consequentemente automatize processos de compras, vendas, transportes e financeiro.

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Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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