O que é Nota Fiscal Eletrônica, xPed, ECF, SAT e NFC-e?

Você sabe a diferença entre alguns termos relacionados a emissão de notas fiscais como: SAT, ECF, NFC-e, Nota Fiscal e xPed? Não? nós do OnBusca resolvemos explicar de maneira simplificada o que cada um dos termos abaixo significa. Confira!

Para desmistificar o que cada um desses termos significada e ao que estão relacionados dentro do processo de emissão de notas.

É importante que você saiba de todos os eventos ligados ao seu departamento fiscal e estar atento às obrigações da sua empresa para evitar problemas com o FISCO. Alguns detalhes e práticas contábeis podem evitar dor de cabeça para você e para o seu negócio.

Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal Eletrônica, popularmente conhecida como NF-e tem sua emissão e armazenamento eletrônico e surgiu como uma nova prática do governo brasileiro a fim de eliminar procedimentos burocráticos, visto que anteriormente a emissão de notas fiscais era feita no papel. Além disso, a NF-e visa facilitar o dia a dia fiscal, como um documento que gerencia através de diversas informações dados sobre clientes e fornecedores. A NF-e destina-se basicamente à venda de produtos e é representado digitalmente através do arquivo XML, que possui uma chave de acesso única para cada NF-e emitida.

xPed

xPed é a combinação do número do pedido de compra e do item do pedido de compra. O xPed compõe um dos campos opcionais para preenchimento na NF-e e foi criado para informar na nota fiscal o número e o item do pedido de compra. Apesar de ser uma informação opcional, algumas empresas aceitam apenas as notas que possuem essa informação preenchida. O Emissor Gratuito da SEFAZ já disponibiliza esse campo preenchido e o OnBusca Emita também, visando facilitar o dia a dia do emitente de notas fiscais.

ECF

ECF é a sigla para o sistema Emissor de Cupom Fiscal. O ECF está ligado diretamente à impressora fiscal e cada impressora possui seu Certificado Digital, Certificado esse, que está relacionado com o CNPJ do emissor do Cupom Fiscal. Apesar de ter a aparência de uma impressora comum a ECF tem memória para armazenar todos os cupons que por ela são emitidos.

SAT ou SAT/CF-e

SAT é a sigla para simplificar o significado de Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, que começou a atuar no segundo semestre de 2014, a fim de documentar de forma eletrônica todos os arquivos e operações do comércio de varejo nos estados brasileiros. Desde o 2014 o SAT vem substituindo as ECF, ou seja, as impressoras de cupom fiscal populares. Com o mesmo ideal da NF-e, o SAT visa facilitar as operações legais dos tributos.  É interessante verificar que o novo aparelho pode atender mais de uma loja e não precisa de internet para funcionar, mas a transmissão das suas informações deverá ser feita periodicamente para a SEFAZ, via internet.

 

NFC-e

A necessidade de um modelo eletrônico de cupom fiscal veio a partir da substituição da ECF, que requeria impressoras homologadas pelo governo e um custo superior à nova proposta. A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, conhecida como NFC-e, visa substituir o cupom fiscal impresso gerando maior segurança e agilidade para o comerciante e também para o FISCO, uma vez que a cada venda efetuada as informações são transmitidas para a SEFAZ.  A NFC-e possui a mesma estrutura da NF-e, com informações relacionadas à venda direta, é claro.

Emissão da NFC-e

Para efetuar a emissão da NFC-e é necessário que o CNPJ emissor tenha um Certificado Digital, de acordo com a legislação da ICP Brasil. Para utilizar o Certificado, é necessário que o SAT esteja conectado à internet, devido à transmissão de informações simultâneas. (Lembre-se de ter seu CNPJ cadastrado como emitente de nota fiscal eletrônica e com a Inscrição Estadual em dia)

Assim como a NF-e, o arquivo XML da NFC-e deverá ser armazenado pelo período de 5 anos exigido por Lei. Por isso, é importante para a saúde do seu negócio que você armazene todos os seus documentos de forma segura e confiável, com backups constantes para garantir que não haja a perda de nenhum dado.

Você deve saber que a perda ou o não armazenamento de um documento fiscal eletrônico pode gerar multas e encargos para a sua empresa, por isso é importante ter em sua empresa um software especializado na emissão, monitoramento e armazenamento dos seus documentos fiscais como, NF-e, NF-e de Entrada e NFC-e.

Quer saber mais?

Conheça as soluções fiscais do OnBusca! Emita, Receba suas notas fiscais e desfrute do seu  frente de caixa com emissão de NFC-e.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *