O que é NF-e NFC-e? Tipos, impostos, cancelamento e muito mais!

Muitos consumidores brasileiros ainda não têm conhecimento sobre o que é NF-e e qual é a sua importância. Entenda quais são as características da NF-e, NFC-e e quais são seus tipos, impostos e muito mais! 

O que é nf-e ?

NF-e é a abreviação para Nota Fiscal Eletrônica, um documento que garante a fiscalização dos impostos obrigatórios no Brasil.  Ou seja, a emissão desse documento é fundamental e obrigatória.

A criação da nota fiscal eletrônica, dentre muito dos seus benefícios, visa facilitar o processo de emissão de notas através da padronização no dia a dia de empresas que efetuam o procedimento.  A ideia de um modelo digital visou a dispensa do acúmulo e do gasto de papel, principalmente no espaço físico que normalmente continha caixas e caixas de “arquivo morto”. Além disso, a NF-e é muito mais segura, devido à assinatura digital e o armazenamento eletrônico, que permite a consultada rápida e envio imediato ao contador, não permitindo o extravio ou mesmo a danificação do documento.

Para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica possuir validade jurídica, ou seja, constar sua assinatura digital nela impressa, é necessário que você possua o Certificado Digital, o documento digital de identidade da sua empresa, que comprova a partir das informações necessárias a legitimidade do seu negócio.

E se você ainda quiser saber mais sobre o que é NF-e NF-C-e e a importância desse documento, para o que serve ou como obter o seu Certificado Digital gratuito, veja os artigos que nós já postamos aqui:

Certificado Digital A1 Gratuito

 

Certificados Digitais: qual é a melhor escolha para o seu negócio?

 

  1. Mas, quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica?

Além da tradicional NF-e destinada à produtos, existem também outros três tipos de notas fiscais com importâncias distintas.

  • NFS-e é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, que junto ao processo de digital a fim de substituir a declaração de serviço.
  • NFC-e, a Nota Fiscal do Consumidor visa facilitar o controle do Fisco no que diz respeito às notas emitidas ao consumidor.
  • CT-e ou Conhecimento de Transporte Eletrônico é a documentação que efetua a prestação de transporte de cargas do destino inicial ao final.

Entenda melhor sobre NFC-e, por exemplo, em um dos nossos artigos:

 

  1. E quanto aos impostos relacionados às notas fiscais?

Normalmente são seis tipos de impostos que precisam ser configurados de acordo com a sua empresa, visto que cada um deles poderá variar de acordo com o setor de atuação de cada uma, bem como seu regime tributário, tais como:

  • ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
  • PIS/Cofins
  • ISS (Imposto sobre Serviços)
  • IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica)
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  1. Posso cancelar uma nota fiscal que eu já emiti?

Normalmente o cancelamento gera muitas dúvidas para as empresas que emitem notas fiscais. Contudo, a boa notícia é: atualmente, já é possível cancelar a Nota Fiscal Eletrônica que você já emitiu de maneira bem simples.

1º) Busque pela opção cancelar nota fiscal dentro do software emissor utilizado por você e solicite o cancelamento. O sistema irá enviar um arquivo para o sistema da Receita Federal avisando que houve um erro.
2º) Aguarde a análise e validação desse processo. A Receita irá enviar de volta uma mensagem comunicando o cancelamento do arquivo.
3º) E você ainda poderá cancelar o status de cancelamento da NF-e no Portal Nacional da NF-e.

Mas lembre-se! O cancelamento da nota fiscal é possível em até 31 dias após a emissão da NF-e.

  1. E como eu posso emitir minhas notas fiscais?

Através desse post, nós do OnBusca procuramos esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a emissão de notas eletrônicas. Mas, se você ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários aqui embaixo!

Ou cadastre-se no OnBusca Emita Gratuito para emitir gratuitamente e veja na prática como é fácil a emissão da NF-e em 40 segundos!

Dê um on na sua emissão, OnBusca Emita!

Ligue agora para 019 4062-8611

WhatsApp 019 99858-4325

o que é NF-e e NFC-e?

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *