Utilizado por grandes empresas, muitas delas do Vale do Silício, a metodologia OKR (Objectives and Key Results) pretende fazer a gestão das metas de uma empresa. Ou seja, é um sistema que alinha quais são as metas e como elas serão cumpridas.
Sendo uma ferramenta de gestão interna, o grande objetivo é juntar as equipes, alinhar as metas e pilares da empresa.
O modelo foi criado na empresa Intel, mas ganhou força depois de ter sido aplicado no início da jornada do Google, lá em 1999. Hoje, diversas empresas já fazem o uso do método, como o Spotify e LinkedIn.
Tem interesse na metodologia OKR? Continue lendo! Nós vamos te ensinar a como aplicá-lo na sua empresa!
Benefícos da metodologia OKR
O primeiro ponto positivo é que a metodologia OKR é simples. É por ser tão simples que é utilizada em várias empresas ao redor do mundo. Ela ajuda a diminuir o tempo gasto definindo metas e o aplica de fato na prática.
As metas são discutidas periodicamente, dependendo da necessidade de cada empresa, mas geralmente é feito trimestralmente. Ou seja, elas são atualizadas e melhoradas sempre.
Além disso, o ponto principal da metodologia OKR é a transparência. Os objetivos e resultados-chave devem ser disponibilizados para toda a empresa e ajudar a alinhar os pensamentos do negócio.
Leia também: Gestão de projetos: confira 4 dicas para otimizá-lo
Aplicando o OKR
Como já dito antes, o OKR é um sistema de definição de metas. Portanto é uma necessidade ter suas metas bem definidas e um foco claro do que você quer atingir no futuro. Além disso, depois de estipular quais são as suas metas, classifique suas prioridades e o que é mais importante para o seu propósito final.
Um ponto que ajuda bastante na aplicação do OKR, é ter a cultura da sua empresa bem instituída para ajudar a montar suas metas. Escreva objetivos que sejam fáceis de serem lembrados e simples.
Lembre-se também que o OKR não é uma lista de tarefas, mas sim metas feitas para entregar o seu objetivo. Por isso elas precisam ser claras, para que todos consigam cumprir o seu papel sem problemas.
Ao longo da sua jornada, avalie os resultados que foram obtidos. Reúna o seu time e discuta como melhorar o desempenho da empresa.
Fórmula do OKR
Chamada de Fórmula de Metas de Doerr, ela foi criada em homenagem ao criador do OKR, John Doerr. A regra explica bem como deve funcionar o sistema:
Eu vou _______ (objetivo) medido por _______ (resultados-chave).
Como exemplificado na fórmula, precisamos preencher de acordo com os objetivos e resultados chave da sua empresa. Vamos explicar o que deve ser colocado em cada espaço:
Objetivo: O que você espera conquistar? Aqui você deve estipular qual é o seu objetivo para depois pensar no que fazer para conseguir.
Resultados-chave: Esta métrica mostra quais são os resultados esperados. Lembre-se de sempre adicionar números que você quer obter.
Simples, não é?
Exemplificando
Vamos ajudar você a entender como funciona a fórmula e como aplicá-la. Digamos que o objetivo do blog da Online Applications seja escrever mais artigos. Depois de muita pesquisa e planejamneto, chegamos ao seguinte resultado da fórmula.
Objetivo: Aumentar a cadência de publicação de artigos.
Resultados-chave:
1 KR: Aumentar a produção de textos em 50%.
2 KR: Realizar publicações 2 vezes por semana.
3 KR: Aumentar em 80% a taxa de visualização.
A metodologia OKR tem diversos pontos positivos e não é díficil de ser aplicada. Leve em conta que diversas empresas já o utilizam e que você pode ter diversos benefícios também!
Agora queremos saber de você: O que achou da metodologia OKR? Vai adicioná-la em sua empresa?
Deixe uma resposta