Mas afinal, o que é meetup e como isso pode ajudar minha empresa?

Ter network é fundamental não só no mundo dos negócios. Você sabia que existe uma forma de aumentar a sua rede de relacionamentos? O queridinho do Vale do Silício pode te ajudar!

Eles são conhecidos pela expressão inglesa “meetup”, que designa encontros no geral. O meetup é um formato que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, porém ainda é mais conhecido e utilizado em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

No interior ainda não são tão populares, mas a tendência é que nos próximos anos ocorram com maior frequência e em maior quantidade.

Mas como surgiram os meetups?

Não existia uma forma de reunir pessoas com os mesmos interesses de maneira informal para profissionais.

O meetup surgiu com a principal proposta de juntar pessoas com gostos em comum e criar laços no mundo dos negócios. É um espaço criado com o objetivo de ser colaborativo, focado na troca de experiências.

Além disso, possibilita maior visibilidade e até investidores para a sua empresa. É um momento de descontração, de aprender mais sobre determinados assuntos e fortalecer o seu negócio.

Este modelo de encontros possibilita um processo de feedbacks abertos, além de desenvolver um contato mais próximo com outros empreendedores.

Os meetups são muito utilizados em novas startups que precisam mostrar suas ideias ao mundo e descobrir interessados,  por isso é um ótimo ambiente para investidores que buscam novos pensamentos.

Como organizar?

Os meetups são conhecidos por possibilitarem uma conversa descontraída, com direito a interação de pé. Os participantes podem circular livremente pelo ambiente e criar networking.

Se você estiver pensando em organizar um meetup pela primeira vez, esqueça eventos formais, pois não é o propósito desse tipo de evento. O ambiente precisa ser receptivo, não requisitando trajes formais.

A primeira coisa que você precisa se atentar é a escolha do tema. Normalmente são discussões sobre empreendedorismo, mas focadas em algum assunto específico. Assim você conseguirá definir o seu público-alvo.

Não tenha medo de entrar em contato com investidores e pessoas influentes no setor em que você trabalha. Pense na troca de informações que isso poderia ter.

Crie uma lista de convidados para ajudar na organização. A divulgação é uma das partes mais importantes na organização do evento.

Em relação ao físico do ambiente, organize o local e pense na refeição que será servida. Também faz parte do planejamento convidar um ou mais palestrantes. Lembre-se de controlar o tempo para que o seu evento não seja cansativo.

O pós-evento é muito importante, colha feedbacks e analise para descobrir em quais pontos você pode melhorar na organização do seu próximo meetup!


Como visto anteriormente, o grande objetivo dos meetups é que sejam produtivos e que você consiga melhorar sua rede de contatos. É por este motivo que eles se tornaram tão recorrentes no meio corporativo.

Além desta novidade no mercado, temos muitos outros artigos sobre transformação digital. Clique aqui para ver outros conteúdos!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *