O que é um Emissor ?

O que é emissor de nota fiscal?

Sabemos que na área da tecnologia da informação (TI), o Emissor de nota fiscal é um dos principais protagonistas do ato de se comunicar.

  • A principal função do Emissor de nota fiscal consiste em determinado momento emitir uma mensagem para um receptor ou destinatário.
  • Normalmente, antes de enviar ou produzir qualquer mensagem, o Emissor de nota fiscal procura identificar o nível de conhecimento do seu receptor, ou seja, descobrir o repertório do receptor da mensagem.

 

Emissor Gratuito da SEFAZ

 

Isso significa que o Emissor Gratuito da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) é o principal responsável por transmitir a mensagem da nota fiscal eletrônica (NF-e) do Emissor para o destinatário do documento fiscal.

Ambos os participantes da operação já conhecem o documento e identificam a importância da nota fiscal.

Desde o ano de 2006 o Governo Brasileiro optou por automatizar os processos fiscais, e um dos primeiros passos foi a criação da Nota Fiscal Eletrônica, que visava simplificar o dia a dia dos emitentes do documento, e ao aliar-se ao setor de TI o Governo decidiu informatizar o setor tributário, o que tem ocorrido com cada vez mais frequência, já que o sucesso da NF-e possibilitou a transformação digital de outros documentos como a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), a Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e) e também o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Com a informatização do sistema tributário houve a criação do Emissor Gratuito da SEFAZ, que hoje é responsável pela emissão gratuita de notas fiscais através do software disponibilizado na página da SEFAZ.

Para que o novo processo de emissão de notas ocorra normalmente, o Governo disponibilizava então o download gratuito, bem como dava suporte para a entrega da obrigação através do Emissor Gratuito.

Porém em recente pesquisa, a SEFAZ contabilizou que 95% das empresas brasileiras não efetuavam o uso do Emissor Gratuito e possuíam soluções de emissão alternativas, de empresas especializadas, como é o caso do OnBusca Emita.

A nova pesquisa foi responsável pela divulgação de uma nota recente da Secretaria da Fazenda, que anunciou o fim do Emissor Gratuito.

Fim do Emissor Gratuito da SEFAZ

E o que é mais importante que você e a sua empresa estejam atentos ao prazo que foi estabelecido para o bloqueio de novos downloads que será no dia 01 de Janeiro de 2017.

Mas se você ainda está se perguntando se ainda continuará emitindo, sim, você ainda poderá emitir através do Emissor Gratuito, entretanto o maior problema estará por vir…

Com a nota divulgada o Governo Brasileiro informou que o Emissor de nota fiscal deixará de sofrer atualizações conforme as notas técnicas que forem divulgadas, ou seja, quaisquer informações que forem alteradas nos campos de preenchimento da NF-e não serão corrigidos em novas versões de download do Gratuito.

Sendo assim, você e a sua empresa devem estar preparados para adquirir a solução que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Então quando falamos “O que é Emissor de nota fiscal?” é importante lembrar que a mensagem de comunicação, que neste caso específico é a NF-e, fica comprometida já que não será enviada nos padrões exigidos pela SEFAZ, a nota fiscal será negada, deixará de ser faturada, e a sua empresa passa a estar sujeita à multas e encargos.

A Solução

É por isso que você não deve deixar para última hora a escolha de um Emissor de nota fiscal, assim você e a sua empresa podem avaliar a melhor opção. Quer entender melhor porque o OnBusca Emita pode ser exatamente o que você procura para essa substituição? (Veja mais aqui)

Vamos lembra que substituir o Emissor Gratuito não pode pesar no seu bolso, e por isso nós criamos diversos tipos de planos que se adequam ao seu negócio, de planos gratuitos para a emissão de até 20 notas fiscais mensais até o nosso pacote mais completo. Verifique qual é a melhor opção para você e veja o que o CEO dessa solução tem a dizer a respeito do OnBusca Emita:

“Com o OnBusca Emita, entregaremos ao nosso cliente a opção de continuar emitindo como é feito com o Emissor Gratuito da SEFAZ, além de diversas funcionalidades, como por exemplo, o armazenamento seguro dos arquivos XML, pelo período exigido por Lei de 5 anos..”, conta Wesley Silva, CEO do OnBusca, o ecossistema que contará com a modalidade de emissão, gestão e armazenamento de documentos eletrônicos.

Para o CEO, a decisão da SEFAZ será responsável por ampliar o mercado de tecnologia da informação e também simplificar processos que ocorrem dentro das empresas.

É importante que as empresas brasileiras aliem-se as mudanças propostas pelo Governo Brasileiro para aderirem a soluções que ofereçam muito mais que um Emissor de nota fiscal.

OnBusca Emita

A descontinuação será resultante de uma tendência contínua de tecnologia, na qual as empresas que buscam atualizar seus processos e facilitar seus trabalhos conseguem mais energia para focar em seu negócio.

  • Além de auxiliá-lo no processo de emissão, armazenamento, monitoramento e alertas, o OnBusca Emita conta ainda com diversas funcionalidades que podem ajudá-lo a vender ainda mais!
  • Com OnBusca você poderá ainda investir na publicidade e propaganda da sua empresa sem custo algum! Divulgar é fácil e totalmente gratuito! Com OnBusca Emita você pode:
  • Divulgar seus produtos em nossa rede de pesquisa gratuitamente, basta efetuar seu cadastro com login e senha;
  • Catálogo Mobile de Produtos divulgados em sua Página do Fornecedor (disponível para Apple Store e em breve para Play Store) FAÇA JÁ O SEU DOWNLOAD!
  • Ter anúncios patrocinados com OnBusca Ads para divulgar seus produtos e serviços em um ecossistema exclusivamente brasileiro.

Quer saber mais sobre o OnBusca Emita? Ligue para 019 4062 8611!

o que é emissor de nota fiscal

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *