Conheça os impostos da emissão de uma Nota Fiscal

O ato de emitir Notas fiscais gera impostos, mas você sabe dizer quais são esses tributos?  Continue lendo nosso artigo e veja quais são os impostos cobrados na emissão de uma NF-e.

Nf-e impostos, conheça quais são!

No artigo da semana passada nós vimos que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) visa maior segurança, economia, agilidade e praticidade nos processos de emissão de notas das empresas brasileiras.

A primeira nota a tornar-se eletrônica foi inicialmente a nota fiscal de produtos, que com o processo digital passou a ter a mesma validade jurídica para todas as empresas no Brasil.

Você pode ler mais aqui:

O que é NF-e? Tipos, impostos, cancelamento e muito mais!

 

Normalmente para micro e pequenas empresas, os valores de impostos são os mesmos, porém o valor de imposto que deverá ser pago à Receita federal irá variar de acordo com o segmento de atuação e regime tributário da sua empresa, ou seja, Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido.

A importância em conhecer o que cada imposto recolhido a partir da emissão de cada nota fiscal faz com que o seu negócio verifique atentamente os valores pagos.

E por falar nisso, você sabe quais são e o que são os impostos da emissão de uma Nota Fiscal?

O OnBusca reuniu os mais importantes entre eles e vai explicar um a um quais as finalizadas específicas de todos os seus impostos na emissão da NF-e!

  1. Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é um tributo específico à pessoas jurídicas nacionais ou equiparadas.

Logo, o valor que é pago através do imposto se refere ao lucro que é obtido pela operação, sendo que no caso do Simples Nacional, o valor de cálculo é baseado a partir do resultado de um determinado período de faturamento.

Entretanto, as empresas que conforme a Receita Federal não estão enquadradas pelo Lucro real, possuem o tributo de 15% sobre o resultado do período estipulado.

  1. ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços

O cálculo desse imposto obrigatório irá variar de acordo com o Estado de origem, bem como o Estado de destino, visto que o seu recolhimento é efetuados Estados discriminados na operação.

Mas, é importante destacar que as empresas prestadoras de serviço, ou seja, que efetuam a emissão da Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) não possuem o recolhimento obrigatório desse imposto.

  1. ISS – Imposto sobre Serviço

O Imposto sobre Serviço está relacionado aos tributos específicos, como o próprio nome sugere, aos prestadores de serviço, que tem seu recolhimento na cidade em que o serviço foi prestado.

Mas e se eu for um prestador de serviço autônomo?

Nesse caso, os tributos serão cobrados a partir da legislação de cada município, podendo variar seus valores percentuais.

  1. IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

Assim como o ISS, o IPI, como sugere o próprio nome, é o imposto cobrado sobre produtos industrializados brasileiros e importados.

Porém o pagamento desse imposto específico incide não em empresas prestadoras de serviços e comerciais, desde que não efetuem a venda de produtos importados.

  1. PIS/Cofins

O recolhimento das duas contribuições estão diretamente relacionadas ao financiamento da seguridade social à nível federativo, ou deseja, o imposto é um tributo de nível nacional.

E lembre-se! Se a sua empresa se enquadra no Simples Nacional, o valor do PIS/Cofins será variado a partir do nível de faturamento.

E para facilitar o seu dia a dia, permitindo que você foque apenas no sucesso do seu negócio, nós do OnBusca configuramos automaticamente o nosso emissor para verificar os valores de impostos calculados, ou seja, nos alertamos e apontamos o erro presente na Nota Fiscal antes mesmo do envio da NF-e!

Você não precisa mais efetuar o cálculo exaustivo dos seus impostos, deixe que nós fazemos isso enquanto você aumenta suas vendas! Adquira já o OnBusca Emita TOP!

Ou experimente gratuitamente o OnBusca Emita Gratuito, o único emissor que emite suas notas em 40 segundos!

Dê um on na sua emissão, OnBusca Emita!

Ligue agora para 019 4062-8611

WhatsApp 019 99858-4352

nf-e impostos

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *