Metodologia DMAIC: como ela pode ajudar na gestão de empresas?

Existe uma série de ferramentas que buscam ajudar na gestão de empresas, desde o início da criação delas. Já falamos sobre algumas neste blog. Hoje vamos te explicar sobre a metodologia DMAIC e a gestão de qualidade.

Em resumo, o modelo foca bastante na fase de planejamento e procura melhorar os processos. Assim, ele ajuda na diminuição de problemas e desperdícios. Além disso, usando dados como base, ajuda na tomada de decisões.

Com o modelo, a empresa ganha uma visão completa e mais detalhada dos processos que acontecem dentro dela. Ou seja, além de fazer com que haja mais controle da equipe e atividades produzidas, haverá mais informações disponíveis.

Em outros artigos já comentamos sobre isso, mas com mais monitoramento e organização as empresas tendem a melhorar significantemente os seus resultados. Isso porque, acompanhando os processos e resultados, o negócio consegue entender quais são as suas falhas e acabar com elas.

Por fim, vamos te explicar de forma simples como funciona o modelo DMAIC, quais são os seus benefícios e como começar a aplicá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é a metodologia DMAIC?

Primeiramente, vamos te explicar de onde surgiu esta sigla. DMAIC vem do inglês: define, measure, analyze, improve e control. Assim, podemos traduzí-las como definir, medir, analisar, melhorar e controlar.

O DMAIC busca oferecer uma análise mais precisa de todos os problemas que correm nas empresas, ajudando a entender onde melhorar para acabar com as falhas.

O modelo de cinco etapas se originou a partir da metodologia Lean Six Sigma. Porém, a DMAIC pode ser utilizada separadamente por empresas que buscam analisar dados e obter um gerenciamento com mais qualidade.

Entretanto, a equipe deve estar engajada no processo para que o modelo funcione de forma satisfatória e entregue resultados.

Benefícios da ferramenta

Como dito antes, o modelo DMAIC busca aumentar a qualidade dos processos. Porém, há outros benefícios que podemos destacar com o uso da metodologia em pequenas e grandes empresas. Veja:

  • Gestão de qualidade mais precisa;
  • Diminuição de falhas e problemas;
  • Maior controle dos processos;
  • Visão mais ampla dos processos da organização;
  • Aumento da qualidade de produtos e serviços.

As cinco etapas da metodologia DMAIC

Antes de mais nada, as cinco etapas devem ser feitas em ordem. Ele pode ser repetido para buscar cada vez mais melhorias também. Vamos te explicar como os passos funcionam, veja abaixo:

Definir

Em primeiro lugar, é preciso definir quais os objetivos e as pessoas que trabalharão no processo. Neste passo é preciso definir tudo o que será feito e quais são os resultados esperados. Além isso, pensar em quais melhorias podem ser feitas.

Medir

Na segunda etapa, é necessário levantar informações sobre os processos antigos e tentar entender quais são as causas dos problemas. Desta forma é feita uma avaliação do cenário com estatísticas mais precisas.

Analisar

Em resumo, nesta etapa é onde é feita a análise dos dados obtidos e identificação da causa dos problemas. Ou seja, já é possível pensar em melhores maneiras para diminuir as falhas com mais precisão.

Melhorar

Agora é o momento de refinar as melhorias propostas com soluções mais fáceis. Depois disso, começa a parte dos teste e criação de um plano de ação antes de implementar as melhorias que foram escolhidas.

Controlar

Por último, na etapa final é necessário monitorar o plano de ação proposto para que ele funcione. Além de analisar o desempenho e retornos. É interessante criar checklists para controlar melhor os processos.


Em conclusão, a metodologia DMAIC faz com que as empresa tenham uma visão completa e mais detalhada de seus processos. Desta forma, a organização diminui problemas e melhora a qualidade de seus projetos. Interessante, não?

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

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