Método Kanban: como funciona e quais são os seus benefícios?

O método Kanban, criado na década de 60 na empresa Toyota, buscava responder à pergunta: Como conseguir equilibrar a demanda e a produção de produtos? Era preciso descobrir como controlar os estoques para que não houvesse a falta e nem o excesso de produtos, por isso o modelo foi criado.

A princípio, o método foi destinado às indústrias. Porém, hoje é utilizado em diversos setores como desenvolvimento de softwares, marketing etc. O sistema funciona por meio de um quadro com colunas, onde se adiciona cartões coloridos que representam tarefas. As colunas, no caso, representam a fase de produção em que elas se encontram, e dependendo da cor do card, se a produção é urgente ou não.

Neste artigo, você aprenderá quais são os benefícios de aplicar o método e como montar o seu. Continue lendo!

Por quê utilizar o método Kanban?

Alguns dos benefícios do uso do sistema são justamente o fato dele ser ágil e totalmente visual. Assim, é possível gerenciar suas atividades rapidamente e facilitar a visualização do que precisa ser trabalhado pelos colabradores da equipe.

Há outras características do método que comprovam que o mesmo pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa que queira controlar os seus processos. Em primeiro lugar, destacamos como vantagem a restrição de eventuais gastos que a empresa possa ter com produções exageradas. O tempo assim, será melhor utilizado.

Além disso, podemos resumir o método em três principais funções: gerenciar o fluxo de trabalho com mais praticidade; gerenciar projetos de acordo com a sua urgência; dividir a quantidade de trabalho por membro da equipe.

Os benefícios do Kanban

Da mesma forma como foi citado anteriormente alguns dos benefícios, há outros que também devem ser levados em consideração se você pensa em aplicar o modelo.

  1. Visibilidade objetiva da posição das atividades e também em quais delas há mais dificuldade ou facilidade;
  2. Redução de custos e desperdícios;
  3. Ajuda a evitar a perda de informações;
  4. Facilita a comunicação  da equipe;
  5. Deixa claro as datas de entrega do produto final;
  6. Seleciona responsáveis pela atividade;
  7. Fácil implementação do sistema;
  8. Aumento da autonomia e motivação da equipe;
  9. Promove o trabalho em equipe;
  10. Melhora na entrega do produto.

Aprenda a criar o seu quadro!

Antes de mais nada, é preciso seguir alguns passos básicos para implementar o método em seu negócio:

  1. Mapeie os processos: identifique as tarefas e escolha qual a melhor forma de ajustá-las.
  2. Priorize atividades: qual, dentre as tarefas que estão sendo ou serão realizadas, é a tarefa mais importante?
  3. Padronize cores: Identifique quais cores serão utilizadas, o que cada uma delas significa e o responsável pela atividade.
  4. Treine os funcionários: explique como o método Kanban funciona e tente eliminar todas as dúvidas a respeito.

Em conclusão, podemos entender porque o método Kanban é amplamente usado em diversos setores de trabalho. Ele pode ser facilmente adaptado dependendo das demandas de cada equipe. Além disso, por ser um esquema visual, as tarefas que devem ser realizadas ficam mais claras.

O que você achou do método Kanban? Conte para nós!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *