Mesmo com a alta demanda em profissionais especializados em tecnologia, muitas empresas do setor ainda encontram dificuldades para localizar trabalhadores. Por isso, selecionamos aqui algumas das profissões que irão transformar o mercado de TI.
Segundo um relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2024 a área de Tecnologia da Informação irá precisar de cerca de 420 mil profissionais especializados no setor. Ainda segundo a Brasscom, cerca de 107 mil vagas serão demandadas especificamente para Internet das Coisas (IoT).
Para o ano de 2020, o LinkedIn promoveu um estudo que mostra quais são as profissões emergentes e tendências do mercado. O estudo revelou que a área que mais está contratando é justamente a de Tecnologia da Informação e serviços relacionados.
Para conhecer as principais profissões que tendem a revolucionar o mercado de TI nos próximos anos, continue lendo.
Cientista de Dados
Em primeiro lugar, o profissional da ciência de dados realiza uma espécie de mineração em busca de dados. Ou seja, o principal objetivo é coletar uma grande quantidade de dados, mesmo que não estejam estruturados, e utilizar suas habilidades estatísticas para organizar essas informações e transformá-las em algo útil.
Após a coleta de dados e sua estruturação, o profissional analisa e busca soluções para possíveis problemas. Nesse sentido, ele ajuda a empresa a tomar decisões com base em estratégias e números concretos.
Profissional de Machine Learning
Para quem não conhece o Machine Learning, podemos resumí-lo como uma forma de análise de dados que ensina/educa uma máquina. É uma abordagem da famosa Inteligência Artificial.
Em outras palavras, profissional de Machine Learning trabalha com a produção de softwares que são alimentados com dados e treinados para realizar diversas tarefas.
Gestor de Segurança em Tecnologia da Informação
O profissional da área de Segurança em TI é responsável por criar métricas para a àrea de operações de segurança. Ou seja, ele irá ajudar a potencializar a segurança dos dados e sistemas de uma organização.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrando em vigor no ano de 2020, este profissional passará a ser cada vez mais requisitado.
Especialista em IoT
O profissional da Internet das Coisas (IoT) é responsável por programar processos capazes de interligar o digital com objetos físicos. O objetivo é serem controlados remotamente a partir da internet.
O IoT vem transformando o trabalho técnico e a forma como era feito.
Engenheiro de Dados
A engenharia de dados busca garantir que as informações estejam disponíveis para análises. O profissional da área tem como principal função construir, testar e manter sistemas de processamento de dados. Mais tarde, o cientista de dados irá utilizar estes mesmos dados para extrair informações estratégicas.
O mercado de TI, como vimos anteriormente, só tende a crescer e se desenvolver cada vez mais com o passar dos anos. Para descobrir qual é o profissional da área ideal para a sua empresa ou para a sua vida profissional, pesquise e leia mais sobre o assunto. Lembre-se, infomações nunca são demais.
Deixe uma resposta