Você sabe que significa logística inbound e outbound? Entenda!

Conhecer as técnicas de logística inbound e outbound é uma forma de trazer bons resultados para empresas que trabalham com transporte e buscam melhorar os seus processos.

Em resumo, podemos dizer o que os termos significam com poucas palavras: o inbound refere-se aos processos logísticos que ocorrem quando o destino é a empresa.  Ao contrário, o outbound busca otimiza os processos que tem como destino os clientes de uma organização.

Além de saber o que cada um dos termos significa, é necessário entender quais são os benefícios de aplicar os métodos atualmente. Por isso, vamos te ensinar neste artigo como tornar os seus processos logísticos mais eficientes com os métodos. Confira!

Supply chain e logística

Antes de mais nada, é importante falar sobre supply chain e sua relação com a logística antes de explicar os termos inbound e outbound. Afinal, o tema tem tudo a ver com o assunto!

Em primeiro lugar, você sabe o que significa o termo supply chain? Ele pode ser traduzido como “cadeia de suprimentos”. Este processo é abrangente, e engloba toda a trajetória de um produto, até o seu destino final.

Ou seja, vai da compra de matéria-prima, até armazenamento, venda, distribuição, embalagem, transporte, depósitos, satisfação do público-alvo. Desta forma, o supply chain é um processo que envolve não só transporte de produtos, mas tudo ao seu redor.

Em contrapartida, temos o termo logística. Normalmente há quem use a palavra com um significado raso, mas a logística em si é responsável pelo transporte de produtos e também pela parte financeira. Ou seja, cuida da movimentação de matéria-primas e mercadorias em geral

Por fim, você deve ter percebido que os dois termos se diferem um pouco. O supply chain se diferencia da logística, pois não é só responsável pelo transporte de mercadorias, mas também da gestão entre empresas e vida útil do produto completa.

A logística inbound

Antes de mais nada, sabemos que os processos logísticos são essenciais nos dias atuais. Ou seja, a maioria das empresas não tem como sobreviver sem depender dele de alguma forma.

Primeiramente, vamos te explicar o que engloba o processo de inbound. Em resumo, ele controla completamente o fluxo de materiais até chegar na empresa. Neste sentido, o inbound é utilizado para diversas atividades, desde o transporte de cargas, armazenamento e entrega final na organização.

Em outras palavras, o processo de inbound diz respeito a todas as atividades entre a compra de suprimentos de um fornecedor até a chegada do produto na empresa.

As atividades do inbound

Vamos listar a seguir as principais atividades que o processo de inbound precisa realizar, sempre buscando a eficiência.

  • Listagem de matérias-primas necessárias;
  • Seleção de fornecedores de confiança;
  • Cuidar do transporte dos produtos comprados;
  • Recebimento e verificação da qualidade das mercadorias;
  • Estocagem dos produtos.

A logística outbound

Outbound se inicia logo depois do inbound. Ou seja, se inicia depois do processo produtivo, após a produção do produto da empresa. Assim, começa a etapa de entrega.

Este processo envolve diversas atividades, desde embalagens, movimentação de cargas, emissão de documentos fiscais, parceiros de transporte e até logística reversa. Desta forma, a etapa do outbound é responsável por conecta a empresa e o cliente por meio do transporte de mercadorias.

Vantagens do método

Selecionamos as principais atividades que são desenvolvidas no processo de outbound, veja:


Em conclusão, a logística inbound e outbound são processos que se complementam. A utilização deles prevê diversos benefícios para as empresas que os aplicam com qualidade, desde a otimização das entregas até aumento da produtividade.

A tecnologia é uma das aliadas nestes processos. A Online Applications possui soluções especializadas em logística para ajudar e automatizar instituições. Confira quais são clicando aqui.

Por fim, gostou do artigo sobre logística inbound e outbound? Deixe um comentário!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *