Lean UX: Aprendendo a aplicar o método nos seus processos internos!

Se manter no mercado não é uma tarefa simples. Por isso existem metodologias que focam na criatividade e gestão de metas. Um exemplo é o Business Model Canvas e a metodologia OKR. Por outro lado, os processos internos ficam de lado algumas vezes. Para isso o método Lean UX foi criado.

Em resumo, a metodologia tem como principal objetivo criar soluções viáveis para problemas. Ainda assim, ajudar para que essas soluções não custem muito e sejam muito eficientes.

Com o método Lean UX, os processos se tornam mais ágeis e os riscos no desenvolvimento de produtos, menores.

Enfim, vamos te ensinar mais sobre o conceito Lean UX e seus benefícios para as empresas. Além disso, vamos mostrar como o método funciona e dicas de como aplicá-lo no ambiente de trabalho. Continue conosco!

O que é Lean UX?

Antes de mais nada, podemos caracterizar o Lean UX como um conceito de design. Nesse sentido, ele busca uma nova forma de trabalho, com processos mais eficientes e melhores resultados.

Em outras palavras, o Lean UX busca melhorar a comunicação e interação entre os setores. É comum que exista ruídos entre desenvolvedores e designers, por exemplo. Isso serve para todas as empresas.

Para isso, é utilizado os métodos desenvolvidos pela Experiência do Usuário (UX) de uma forma mais enxuta (do inglês, Lean). Ou seja, é coletado o feedback e ideias de todos os envolvidos no projeto o mais rapidamente possível.

Desta forma, enquanto os projetos ainda estão sendo desenhados, é mais fácil propor alterações antes de começar a trabalhar nele. Assim, ao longo do seu desenvolvimento, os projetos não precisam ser alterados. Isso evita atrasos.

Por outro lado, há gestores que não entendem a necessidade em reunir a equipe. Alguns acham que seria perda de tempo. Porém, o projeto se torna mais simples quando organizado. Assim, todos entendem suas funções antes.

Benefícios do método

Assim como citamos ao longo do texto, aplicar o Lean UX traz diversos benefícios ao ambiente corporativo. Veja a lista dos principais pontos positivos abaixo:

  1. Diminui ruídos e problemas;
  2. Evita o desperdício de tempo;
  3. Cria processos mais ágeis e eficientes;
  4. Projetos se tornam mais fáceis de aplicar;
  5. Ajuda a criar projetos com mais qualidade;
  6. Traz transparência ao desenvolvimento de produtos;
  7. Auxilia no desenvolvimento de soluções mais viáveis;
  8. Garante melhor comunicação e interação entre a equipe.

O funcionamento do Lean UX

Primeiramente, é preciso reunir a equipe para pensar o projeto. O Lean normalmente é dividido em três etapas: pensar, definir e desenvolver.

Com a equipe reunida, todos pensam em diversas possibilidades e fazem realmente uma imersão no projeto. Entender a necessidade do público-alvo e analisar o mercado atual é essencial.

Em seguida, na etapa de definição, os integrantes têm a chance de propor soluções e pensar melhor nas ideias levantadas ante. Além disso, é aqui que chegam na solução final.

A última etapa é desenvolver o que foi pensado na reunião. Simples, não é?


Em conclusão, o Lean UX foi criado para ajudar a agilizar e tornar os processos mais eficientes. Para isso, a comunicação da equipe aumenta.

Por fim, esta integração faz com que oscolaboradores desenvolvam os processos com mais qualidade. Além disso, o tornam personalizado para o público-alvo.

Agora é só aplicar o método Lean UX no trabalho!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *