Inteligência artificial: 3 benefícios que compensam o investimento

A Inteligência Artificial (IA) pode, de forma mais breve, ser abordado como: “O conceito em que máquinas se tornaram inteligentes”.

Parece estranho, mas isso é mais presente em sua vida do que você imagina!

Antes de continuar a leitura, você precisa saber que a Inteligência Artificial impulsionou a Indústria 4.0. Ela traz consigo muitas tecnologias, que estão atraindo olhares do mundo todo.

Para saber mais sobre Indústria 4.0, clique aqui!

Em primeiro lugar, uma máquina inteligente é caracterizada por ser programada para utilizar a IA de forma lógica, com raciocínio e planejamento.

Dessa forma, é capaz de resolver problemas, com a mesma perspicácia que um ser humano teria, e ainda é capaz de aprender o mesmo que todos nós, acrescentando novas “bases” de conhecimento sem uma nova programação.

Mas diferente de como ocorre no cérebro humano, a Inteligência Artificial é ativada a partir de um histórico, ou melhor, um Banco de Dados constantemente atualizado.

Entretanto, as máquinas não têm o poder de escolha (livre arbítrio). As opções são pré-estabelecidas (não se sabe até quando), e por isso, a aprendizagem varia de acordo com o abastecimento de informações do Banco.

Como a máquina consegue pensar?

Que a máquina consegue aprender as informações, você já sabe. Por isso, para “pensar” ela utiliza um fator muito pouco falado. Os algoritmos! Eles são os grandes responsáveis pelo funcionamento do cérebro tecnológico das máquinas, tornando-as “seres pensantes”. O que torna a IA presente nas atividades de pessoas do mundo todo.

Além dos algoritmos, a máquina também tem implantado no seu “cérebro”, modelos que permitem comparações, parametrizações e outras formas de raciocínio. Dessa forma, são combinados chegando há uma solução para as funções para qual são destinadas de acordo com sua
pré programação.

Por fim, com tudo estabelecido, reagem aos estímulos que ativam o que foi programado.

Benefícios da Inteligência Artificial

A IA é capaz de automatizar muitos procedimentos de mercado, com isso são inúmeros os benefícios. Entretanto, o mais atraente a grande parte dos gestores é:  o comportamento de compra.

Podemos dizer que, entender o comportamento de usuários e clientes sempre foi visto como o sonho de consumo. Em vários departamentos de uma empresa, como vendas e marketing.

Assim, é possível direcionar-se ao público correto, no melhor momento e com o que desejam. Tudo isso a partir das análises de dados e da capacidade de relacioná-los que a IA possui.

Tal tecnologia, de forma mais ampla, podemos dizer que proporciona as organizações tais benefícios:

  • Redução de erros nos processos;
  • Padronização de atividades e produtos, pois diferente do fator humano, utilizar máquinas em processos, torna nula a variação;
  • Inovação nos processos internos e externos devido a utilização da mais alta tecnologia;
  • Diferencial de mercado.

Por que investir?

Se observamos sob a óptica da gestão de uma empresa/indústria, podemos citar os principais benefícios, que são decisivos para a implantação de mecanismos que se beneficiam da Inteligência Artificial. Sendo eles: automação de processos, redução de custos e segurança. Saiba mais detalhes abaixo:

  • Automação de processos

Esse é o principal atrativo de se ter máquinas que “pensam” operando em uma empresa e nas mais complexas atividades.

Enquanto, em tempos passados, eram vistas apenas como uma ferramenta para o homem em algumas atividades, hoje muitas vezes substituem a mão de obra humana.

O que nos leva ao próximo tópico.

  • Redução de custos

Reduz custos das mais variadas formas. Por exemplo, em uma linha de produção, a padronização de processo pode reduzir o desperdício de matéria prima, ou pode substituir o fator humano e operar por um maior período e de forma mais rápida.

No mesmo contexto, uma máquina inteligente pode substituir a função de três juntas, e, reduzir custos diretos como: manutenção, eletricidade e outros.

  • Segurança

Alinhada a tecnologias como Big Data, a Inteligência Artificial traz métodos de segurança mais aprimorados para identificação de pessoas e organizações, busca por dados verídicos e muitos outros elementos.

Há também funcionalidades mais práticas, como identificação digital e virtual.

Para pensar!

A tecnologia está cada vez mais adentrando os mais variados setores que compõe a nossa vida e isso é um fator capaz de promover grande reflexão.

Uma sugestão para adquirir mais conhecimento sobre a ética que envolve a IA e como as relações podem ser pautadas num futuro, você pode conferir a obra cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, A.I. – Inteligência Artificial.

Torne sua empresa mais inteligente com Online Applications!

www.onlineapp.com.br

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).