Dicas de logística para o gestor do século XXI

A tecnologia foi desenvolvida para ajudar todos nós. Não é diferente com a logística, setor que sempre foi desafiador. Em um país tão grande como o Brasil, possuir estratégicas logísticas que sejam eficientes é extremamente difícil. Mas a transformação digital pode ajudar o gestor nesta tarefa.

O Brasil é dependente das rodovias, mais especificamente para transporte de carga. O modal rodoviário é o mais utilizado, e segundo dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT), corresponde a 61,1% de toda a carga transportada no país.

Porém, por mais que haja a existência de 1.735.621 km de rodovias no país, apenas 212.886 km (12,3%) são pavimentados (dados do Sistema Nacional de Viação). Isso interfere fortemente na qualidade do transporte realizado atualmente.

O gestor de logística precisa conhecer algumas dicas para fazer com que o transporte seja mais eficiente. Cada vez mais existe a presença da tecnologia em diversos processo logísticos. Continue lendo para conhecer as novidades do setor!

A Logística 4.0

Em primeiro lugar, é difícil falar de Logística 4.0 e não comentar sobre a história. As revoluções industriais do que começaram no século XVIII são basicamente o início da modernidade, da tecnologia como vimos hoje.

Das máquinas a vapor, indústria têxtil e produção em massa de bens, para  a tecnologia que conhecemos. Computadores e softwares que podem ajudar em diversos processos, inclusive na logística.

A Logística 4.0 corresponde a Quarta Revolução Industrial. Hoje, graças ao Big Data, IoT (Internet das Coisas) e computação em nuvem, a logística já possui processos mais certeiros com base em dados.

Assim, há muitos benefícios que podemos citar. Entre eles a maior segurança e comunicação nos processos. Além também na otimização de frotas, que são traçadas com cada vez mais precisão e reduzem os custos nas viagens. Sem contar o acompanhamento de cargas em tempo real, de qualquer parte do mundo.

Dicas para o gestor do século XXI

Quais são as dicas que o gestor de logística do século XXI não pode perder? Criamos uma lista para você não perder nenhuma das características mais importantes no mercado de hoje. Confira abaixo:

Especialização

Antes de tudo, vamos começar pelo óbvio: especializações. Todos precisam se atualizar de tempos em tempos, os gestores estão inclusos. Conhecer quais são a novidades no mercado, fazer cursos e comparecer em palestras é essencial.

Só assim você conseguirá conhecer as novas tecnologias do setor e descobrir quais podem ajudar o seu local de trabalho a melhorar os resultados.

Seja acessível

A equipe precisa se sentir a vontade para sugerir mudanças e melhorias para a empresa. Não deixe de dar espaço para que eles exponham suas ideias e cresçam. É sua responsabilidade que a equipe tenha um bom desempenho, por isso esclareça dúvidas e transmita informações sempre que possível.

Visão estratégica

Desenvolver estratégias é uma característica necessária para um bom líder. Todas as empresas procuram quem saiba criar formas de destacar o negócio, para assim conquistar novos clientes e a satisfação deles.

Mesmo que seja um desafio, há formas de se treinar para isso. Temos um artigo completo sobre o assunto, clique aqui para ler!

Transforme-se digitalmente

A tecnologia do século XXI está aqui para te ajudar a melhorar o seu desempenho, melhorar resultados e diminuir custos. Há diversos tipos de softwares e soluções que estão se modernizando cada vez mais e tem tudo para te auxiliar.

Os sistemas mais comuns para a logística são o TMS, WMS, ERI e EDI. Em resumo, eles ajudam no monitoramento de frotas, contas, gerenciamento de estoque e armazenamento de dados. Tammbém temos um artigo sobre o assunto, que detalha cada um deles. Acesse!


Em conclusão, o gestor de logística do século XXI precisa, antes de tudo, se modernizar. Isso garantirá resultados, desde a otimização de frotas até a diminuição de custos. Continue lendo os artigos do blog da Online Applications para se manter atualizado sobre logística e tecnologia!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *