Estratégia de inovação: aprenda a como desenvolver a sua

Parece que algumas mudanças no cotidiano são naturais com o tempo. Novas tecnologias como Uber, Yellow, Netflix e Facebook foram aplicadas a poucos anos e passaram a ser completamente naturais, impregnaram-se na sociedade e se tornaram a cara do século XXI.

Todas essas empresas têm alguns fatores em comum que levaram ao seu sucesso mundial: todas elas foram criadas a partir de uma estratégia de inovação. 

Criar um plano eficiente para inovar é imprescindível. De nada adianta querer ser mais um no mercado ou esperar a sorte.

Mesmo assim, acaba sendo muito fácil pedir que as pessoas inovem. O grande problema é saber por onde começar.

Mas fique tranquilo que iremos te ajudar nesta tarefa. Confira as dicas de como desenvolver uma estratégia de inovação:

Crie um modelo de negócio

Para abrir uma empresa é essencial conhecer os modelos de negócio disponíveis no mercado.

Saber se irá ser uma loja física ou virtual, o que se comercializará (produtos ou serviços) e assim por diante.

Tendo em mente todos estes fatores, fica bem mais fácil saber como e em qual setor inovar. Ou seja, a mudança precisar fazer sentido para a sua empresa.

Leia também: Modelos de negócio: Descubra qual é o ideal para sua empresa!

Estude o mercado

Agora temos uma dica para você começar a mapear as possíveis inovações que podem ser criadas. Lembre-se que quando temos problemas precisamos de soluções.

O país e o mundo estão repletos deles. Podemos exemplificar com o Uber. Seu criador percebeu que o valor das corridas de táxi era elevado e achou uma resolução condizente.

Conheça o seu público e os problemas que eles enfrentam.

Se você conseguir descobrir quais são eles, o que não é difícil, fica bem mais fácil para criar uma estratégia brilhante.

Monte um time

Não adianta trabalhar com um grupo de pessoas que pensa da mesma forma. Isso não trará mudanças. Pensamentos diferentes contribuem para boas transformações.

O grupo precisa estar alinhado e todos podem (e devem) ajudar a desenvolver inovações para contribuir para o crescimento da empresa.

Digitalize-se

Nem preciso citar que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. A importância de se digitalizar é incalculável.

A sua presença no mundo digital pode ser um fator decisivo para adquirir e manter seus clientes.

Com a tecnologia você melhora não só a experiência do usuário, como também facilita processos na sua empresa.

O digital pode ser um grande aliado na sua trajetória.

Lembre-se também que as grandes empresas citadas no início do artigo apostaram na tecnologia e isso foi um grande diferencial no mercado. 

Surpreenda e emocione

O que se espera, pensando em inovação, é que o seu público seja surpreendido com o trabalho que foi desenvolvido. Nada mais justo depois de criar o novo, de inovar.

Trazer uma solução precisa causar algum tipo de emoção. Não é extremamente satisfatório escolher os filmes e assistir quando quiser?

A Netflix está ciente que conseguiu nos surpreender. E você também pode.

Reconstrua-se

Não tem problema nenhum em “matar” seu negócio. A chave é entender isso.

Neste exato momento é provável que várias pessoas estejam pensando em outros tipos de inovação e a sua criação pode ser ultrapassada a qualquer momento.

Portanto, depois de conseguir desenvolver algo novo, pense em como pode melhorá-lo. Se reconstruir é essencial, não fique para trás.   

Obviamente você precisará criar estratégias para manter os seus clientes. Ou seja, não basta criar apenas uma inovação, você precisará passar por uma melhoria contínua.

Lembre-se de monitorar o mercado e mapear para onde ele está indo.

Entendeu a importância de criar uma estratégia de inovação?

O que definitivamente não podemos é ficar parados diante das mudanças do mercado. Sempre tente inovar e seguir as tendências mundiais.

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Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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