Desmistificando a nuvem em 5 passos

Talvez você não confie tanto no armazenamento em nuvem, mas se grandes empresas como Netflix e Google o fazem, por que ficar para trás? Obviamente várias dúvidas são criadas quando um novo tipo de tecnologia é lançado, é natural. Por isso é importante sempre pesquisar antes de adotar novidades no seu dia a dia.

Escrevemos este artigo com o intuito de desvendar os mitos sobre a nuvem! Confira os principais questionamentos abaixo:

Não há segurança?

É, com certeza este é o maior medo das pessoas. Só pensar em perder ou ter seus dados clonados é assustador, não é mesmo? Esse grande mal-entendido é comum de ser imaginado por nós mas, na verdade isto é apenas um mito.

Cada vez mais esse tipo de tecnologia é aprimorado e a chance de algo ruim acontecer é extremamente baixa. Serviços de armazenamento são seguros e não tem a intenção de ler seus arquivos.

A nuvem não é menos segura, fique tranquilo que ninguém está vasculhando seus dados enquanto você não percebe.

A nuvem é muito recente?

Bom, esta afirmação é verdadeira em partes. O conceito de nuvem é antigo, foi pensado na década de 1960, porém só começou a ser trabalhado em 1997.

Por mais que ainda pareça uma tecnologia jovem, o cloud computing tem inovações constantes e tende a ser uma das tecnologias mais importantes já desenvolvidas. Não tem como negar o fato de que grandes empresas passaram a utilizar esse recurso.

A migração é complexa?

Normalmente este processo tende a ser bem simples. Os sistemas são intuitivos e não complexos. Porém, é interessante separar tempo e ser cuidadoso para que não seja um processo ineficiente e sem sucesso.

Leia também: Transformação digital: saiba como aplicar na sua empresa

Os custos são altos?

Se você ainda não pesquisou os valores, saiba que eles são abaixo do esperado. Além disso, não é uma tecnologia imutável, ou seja, é possível escolher qual é a capacidade que pretende utilizar e posteriormente incluir mais memória, sem grandes diferenças de valor. Por isso é também uma forma de obter mais economia.

Serve apenas para grandes empresas?

Só de ler, já dá para desclassificar a frase, não é mesmo? Nada impede que pequenas e médias empresas utilizem a tecnologia da nuvem. Muito pelo contrário, implantar novas tecnologias é muito importante na atualidade. Inúmeros são os benefícios dela que certamente irão ajudar a sua empresa a crescer. A nuvem pode ser uma grande aliada para o seu negócio!

Além de apenas citar os mitos, vou listar também as vantagens do cloud computing:

– Aumento da produtividade;

-É uma tecnologia sustentável;

– É prático.

E então, depois de ler este artigo, você ainda tem alguma dúvida sobre as utilidades da nuvem?

Você já conhece o Onbusca Smart?

A plataforma idealizada pela Online Applications foi criada anteriormente com a função apenas de armazenamento do xml em nuvem e de monitoramento das notas fiscais.

Atualmente a plataforma foi atualizada e muitas outras funções foram adicionadas, assim como a possibilidade de extrair informações de todos os campos do xml.

Se interessou? Acesse.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *