Desenvolvendo redes sociais da minha empresa: por onde começar?

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo e o que mais usa redes sociais da América Latina. Segundo uma pesquisa realizada pelas empresas We are Social e Hootsuite, o Digital in 2019, mostrou que 66% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. Isso só demostra a oportunidade que empresas tem em se destacar neste meio desenvolvendo suas redes sociais.

Rádios e canais televisivos ainda tem muito poder, porém a internet pode ser até mais efetiva em certas campanhas publicitárias. Se pensarmos que é possível filtrar quem vê nossos anúncios nas redes sociais e focar somente no público-alvo, as propagandas acabam sendo funcionando muito bem. Diferente de meios como televisão e rádio, onde não dá saber se um possível cliente está ou não ligado no momento da publicidade. Do que adianta mil pessoas escutarem o seu anúncio mas não se interessarem no seu produto ou serviço?

Na internet é fácil se destacar, conseguir manter clientes e conseguir novos. Porém, também é preciso alguns cuidados para que a imagem da sua empresa não seja arruinada. Por isso listamos algumas dicas para você aprender um pouco mais do que é preciso para se destacar e desenvolver redes sociais de forma efetiva. Confira a lista abaixo:

Defina a sua persona

É bem provável que você já saiba quem é a persona da sua empresa, mesmo que talvez não saiba o que isso signifique. A persona é basicamente o seu público-alvo, para quem você vende seus produtos ou presta um serviço.

Há uma diferença entre público-alvo e persona. O público-alvo acaba sendo mais simples, apresenta informações amplas e gerais que o seu cliente tem. A persona também é o seu cliente, mas com detalhes mais humanizados, afim de criar uma conexão da sua empresa e seu cliente.

Escolha as redes sociais que fazem sentido

Sabendo quem é a sua persona, fica mais fácil buscar quais são as redes sociais que a sua empresa precisa ter. Não adianta criar várias redes sociais, que darão trabalho para manter se não tiver retorno. Busque descobrir em qual delas o seu cliente é mais ativo e descarte quais ele não utiliza.

Pesquise tudo sobre as redes sociais que você escolheu, como elas funcionam e a melhor forma de mantê-las. Tente encontrar empresas do mesmo segmento que o seu e ver como eles se comunicam com o público, avaliando se estão sendo eficientes ou não.

Faça um calendário de publicações

Antes de começar a publicar é preciso de planejamento. A primeira coisa que você precisa saber é como irá se comunicar. Dependendo da rede social, você decide se a linguagem será mais formal (adequada para o LinkedIn, por exemplo) ou mais informal (como para o Facebook e Instagram). Tudo depende da sua persona, e como ela se comunica, e a imagem que a sua empresa pretende mostrar ao mundo.

É importantíssimo pensar também em um calendário de publicações. Não adiante jogar posts sem sentido, tudo tem que estar conectado. Outra coisa que não adianta é publicar uma vez a cada mês, ou sem uma rotina de posts. Páginas que publicam uma vez e somem não cativam o público. Não há problema publicar uma vez por semana, mas é importante não pular posts e se manter ativo. Mantenha a linguagem escolhida sempre.

Monitore resultados

Algo interessante nas redes sociais são os dados que todas elas recolhem. É fácil saber se um post funcionou ou não com base em estatísticas. Esses números vão mostrar para você diversas informações que o ajudarão a se conectar mais com o seu público. Preste atenção aos dados coletados.

Desenvolver redes sociais é uma tarefa que precisa de tempo de planejamento, coleta e análise de dados. Com elas, a sua empresa irá mostrar para sua persona quais são os pilares do seu negócio. Além de ajudá-lo a conseguir mais clientes e manter os antigos ativos.

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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