Data center e indústria 4.0: qual a sua importância para o futuro?

A transformação digital trouxe uma série de mudanças para a sociedade. Em outras palavras, novas ferramentas tecnológicas que surgiram dela. Assim, diversas atividades de trabalho podem ser entregues com mais agilidade. Mas você sabe como entra a importância dos data center nesta história?

Primeiramente, com o novo investimento das empresas em tecnologia para se manter no mercado, o conceito de indústria 4.0 aparece. Ele diz respeito, em resumo, ao processo de digitalização. Ou seja, as novas transformações tecnológicas aplicadas ao setor industrial.

Assim, chegamos ao termo data center. Como novas tecnologias vem sendo aplicadas cada vez mais, mais importante pensar nos dados. Em destaque na forma como estão sendo armazenados.

Neste artigo, vamos te explicar melhor sobre a indústria 4.0 e sua relação com o data center. Além disso, daremos destaque às principais características e impactos que a tecnologia vem trazendo para as empresas. Continue lendo!

A indústria 4.0

Para te explicar um pouco mais sobre a indústria 4.0, vamos comecar pela história. Vamos passar brevemente pelas revoluções industriais, tudo bem?

Além de ter trazido diversas mudanças para a sociedade, a Primeira Revolução Industrial (século XVIII) ficou conhecida pela criação da máquina a vapor e da indústria têxtil. As primeiras máquinas nasceram aqui.

Como sabemos, as evoluções tecnológicas não pararam por aí. Séculos depois permitiram que a Segunda Revolução Industrial (século XIX e XX) acontecesse. Aqui entrou a produção em massa e em série.

Já a Terceira Revolução Industrial nasceu na década de 1960. Juntamente com o início da tecnologia digital que conhecemos. Mesmo que ainda um pouco precária. O salto resultou no aumento da capacidade de produção. Isso porque a tecnologia entrou ainda mais nos processos produtivos.

Agora sim, chegamos nos tempos atuais. As tecnologias de hoje já se enquadram na Quarta Revolução Industrial. Com a chegada dessas transformações, vemos várias mudanças. Assim como redes sociais, smartphones, softwares, inteligência artificial, etc.

Se interessou no tema indústria 4.0? Temos um artigo completo sobre o assunto no nosso blog que também aborda sobre logística, clique aqui para ler!

Características da indústria 4.0

Com o desenvolvimento de novas tecnologias no geral, muitos benefícios podem ser vistos. Eles permitem a potencialização de resultados em empresas de todos os setores. Confira a lista dos principais!

  • Processos otimizados com a utilização de aplicações específicas;
  • Maior agilidade e eficiência na realização de tarefas;
  • Maior segurança de dados;
  • Controle no processo produtivo.

Várias dessas novas tecnologias, como IoT (Internet das Coisas) e Big Data, precisam de um data center para funcionar. Vamos te explicar isso em alguns instantes! Veja a seguir:

Importância do data center

Em resumo, o data center é um ambiente capaz de concentrar servidores e realizar o armazenamento de dados. Como sabemos, atualmente o armazenamento de informações é imprescindível para todos os negócios.

Já ouviu dizer que hoje possuir dados é como guardar ouro? Portanto, possuir dados ajuda no melhor entendimento do negócio. Ou seja, isso auxilia na hora de identificar erros no processo produtivo e entender melhor como contorná-los. Com mais dados, melhores informações.

Dessa forma, a criação dos data center, ou Centro de Processamento de Dados, se deve aos avanços da indústria 4.0. São instalações físicas, grandes máquinas capazes de armazenar diversas aplicações e dados.

Nem todas as empresas possuem data centers, mas para as que trabalham com tecnologia é algo essencial. Google e Facebook, por exemplo, possuem locais específicos para guardar todas as suas informações. Além de permitir que os usuários guardem seus dados.


Em conclusão, a indústria 4.0 nasceu a partir do desenvolvimento de novas tecnologias que moldam os dias atuais. Elas vem facilitando a vida de milhares de empresas ao redor do mundo, potencializando os seus resultados.

Da mesma forma, os data center tem importância direta neste aspecto. Hoje, o armazenamento de dados e junção de servidores é extremamente necessário.  

Entendeu a importância da indústia 4.0 e data center? Para mais artigos sobre tecnologia, acesse o blog da Online Applications!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *