Dashboard empresarial: Por que aplicá-lo em sua empresa?

Possuir informações no mundo digital é fundamental, como também no mundo empresarial.  Por isso a ferramenta chamada Dashboard – painel de bordo, do inglês – empresarial foi criada. Seu principal objetivo é disponibilizar informações sobre projetos de forma simples e prática.

O Dashboard é um painel que apresenta, em uma única tela, os processos mais importantes do seu negócio. Um conjunto de informações organizadas de forma dinâmica, promovendo a transparência da sua empresa e visando a otimização de processos.

Vamos agora explicar os principais pontos positivos, conceitos e modelos dessa nova ferramenta:

Por que criar um dashboard?

O Dashboard é usado para apresentar e sintetizar um conjunto de informações para os colaboradores da empresa. É a forma ideal para otimizar seus projetos.

Ao invés de fazer um relatório extenso, que será maçante para funcionários que não estiverem envolvidos com determinado projeto, basta criar um Dashboard. Ele irá sintetizar todas as informações relevantes de uma forma objetiva.

Um dos principais pontos positivos é que ele é uma ferramenta totalmente personalizável. Todos os tipos de dados podem ser adicionados neste formato, sem restrições.

Além disso, é possível medir resultados e fazer um relatório de modo simplificado e menos cansativo para os colaboradores. Ele irá auxiliar na tomada de decisões e a melhorar projetos em desenvolvimento.

Leia também: Estratégia de inovação: aprenda a como desenvolver a sua

Gestão à vista

O Dashboard pretende promover mais transparência para auxiliar na tomada de decisões. Por isso a ideia é que ele fique disponível em áreas comuns da empresa, para que todos os colaboradores tenham acesso.

O objetivo é manter as informações claras para facilitar a comunicação interna, assim todos conseguem visualizá-las facilmente e tomar decisões. O Dashboard pode ser útil para gerar engajamento entre os funcionários e aumentar a produtividade.

O conceito de gestão à vista tem como objetivo melhor direcionar a equipe. As informações presentes no Dashboard, à vista de todos, são atualizadas em tempo real.

Modelos de Dashboard

Antes de criar o seu Dashboard, faça um rascunho. Mapeie o que será abordado e seja objetivo. Não adicione muitas informações, somente as que realmente forem as principais. Muitos efeitos visuais também podem diminuir a eficiência.

Existem três modelos de Dashboard. Vamos explicar as principais diferenças entre eles,  para você saber qual modelo utilizar. Veja abaixo quais são:

  1. Dashboard operacional: Este modelo ajuda na análise de dados que precisam ser corrigidos e na identificação de falhas. Ele é utilizado para melhorar o desempenho da empresa.
  2. Dashboard tático: O objetivo principal é auxiliar no acompanhamento de informações que são capazes de ajudar os gestores. Ele orienta decisões de médio prazo.
  3. Dashboard estratégico: Neste contém os dados que precisam ser compartilhados com todos os membros da empresa, para gerar engajamento. Estamos falando de decisões a longo prazo, ou seja, de planejamento e táticas que serão medidos para fins estratégicos.

Conseguiu entender a importância de aplicar o Dashboard em sua empresa? Siga nosso blog para mais posts sobre gestão de empresas!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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