Como preparar sua empresa para a inovação: confira nossas dicas!

Com a mudança tecnológica, o termo inovação passou a ser cada vez mais comum no meio empresarial. Há diversas histórias sobre empresas que não se modernizam e acabam perdendo seu espaço no mercado.

E então surge a dúvida: como preparar a minha empresa para essa série de inovações?

A inovação é mais do que utensílios tecnológicos, é uma mudança estrutural e de pensamento. Ela envolve muito mais do que pensamos, e por isso é um desafio se modernizar.

Todos nós fomos afetados pelas drásticas mudanças tecnológicas. De alguns anos para cá, passou a ser essencial que as empresas se inovassem de alguma forma. Mas transformar a empresa toda pode ser uma tarefa difícil.

Antes de tudo, é importante saber o que é inovar. Depois disso, ficará mais fácil saber por onde começar a mudança na sua empresa. É necessário um planejamento bem estruturado para traçar este caminho.

Mas o que é inovar?

Ser inovador é muito mais do que ter uma ideia extremamente criativa e nunca antes vista. Se você não conseguir desenvolvê-la ou ter público para utilizá-la, de nada adianta.

Inovar é sempre estar buscando novas formas para resolver problemas da sociedade ou da sua própria empresa. O mundo está cheio de problemas, tente solucioná-los de alguma forma.

Além disso a sua ideia de inovação precisa, acima de tudo, ser viável para que possa ser aplicada. Pense financeiramente e também nos aspectos técnicos que serão necessários para que funcione.

Aqui vão algumas dicas de como iniciar uma inovação na sua empresa:

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Torne a inovação uma prioridade

A inovação precisa estar em primeiro lugar. Se ela estiver em segundo plano, irá demorar para que aconteça, já que sempre outras tarefas serão vistas como mais importantes.

Podemos também citar que a criação de uma cultura de inovação pode ser fundamental para que a sua empresa inove. É fazer com que todos abracem a causa e acreditem no potencial de inovação da empresa.

Um outro ponto: o conservadorismo pode prejudicar muito a inovação. Dificilmente empresas muito ligadas a tradições conseguem evoluir e deixar para trás métodos arcaicos. Portanto, a sua missão e valores precisam estar alinhados a ideia de inovar.

Trace objetivos e metas

É fundamental fazer um planejamento e criar objetivos e metas. O seu plano de inovação precisa acontecer, e por isso é importante traçar como ele será.

Estipule metas que sejam condizentes com a sua realidade e faça com que todos os colaboradores saibam quais são elas. Então estipule onde você pretende chegar inovando.

Incentive colaboradores a inovar

Ter uma equipe participativa será essencial. Você conseguirá ver a sua empresa de outras formas e prestar atenção em coisas que você não tinha reparado antes. O grande desafio nesta parte é saber como engajar colaboradores.

É interessante que o ambiente seja favorável e que todos saibam que ideias são bem-vindas e que não tenham medo de errar. Tente fazer com que haja uma descontração no ambiente e que eles se sintam a vontade para ajudar.

Algumas empresas oferecem treinamentos ou até mesmo prêmios para tentar engajar os colaboradores na nova estratégia. Pense no que será melhor para o seu negócio.

Meça resultados

Conforme a inovação for acontecendo na sua empresa, veja se os objetivos e metas que foram criados estão sendo atingidos de alguma forma.

Caso não estejam saindo como o planejado, não hesite em mudar seu plano. Quanto mais rápido você identificar isso, mais rápido você alcançará seus resultados.


Como vimos anteriormente, empresas tradicionais precisam se adaptar para competir nesse novo cenário global.

Por isso é tão importante desenvolver técnicas para inovar. Lembre-se de seguir as dicas anteriores para que você consiga preparar a sua empresa para inovações.

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Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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