Como a NF-e pode ajudar no crescimento do seu negócio

Sabia que emitir notas fiscais eletrônica pode ajudar o seu negócio? Entenda como emitir NF-e pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa descomplicando todas as questões fiscais.

Imagine o tempo que seria gasto se sua empresa precisasse emitir suas notas fiscais no método antigo, feitas no papel? Não há como negar que fazer isso seria um grande desperdício de tempo e até mesmo de dinheiro.

Mas felizmente hoje encontramos soluções que buscam facilitar nosso dia a dia, modificando processos que podem ser feitos de maneira otimizada, como o surgimento da nota fiscal eletrônica.

A nota fiscal eletrônica tem como foco fazer a fiscalização das organizações de forma eficiente. Uma de suas características é que ela pode ser gerada através de qualquer lugar, já que ela é uma solução digital. Ou seja, basicamente só é preciso ter conexão com a internet para emitir suas NF-e, mas o auxílio de um emissor de NF-e eficiente irá melhorar ainda mais esse trâmite.

Mas antes de tudo… Antes de entrarmos na forma de contribuição que a NF-e tem para as organizações, vamos esclarecer alguns conceitos básicos.

 

Você já sabe o que é uma NF-e?

 

A Nota Fiscal Eletrônica, muito conhecida como NF-e, tem sua emissão e armazenamento eletrônico e surgiu como uma nova prática do governo brasileiro a fim de eliminar procedimentos burocráticos, visto que anteriormente a emissão de notas fiscais eram feitas no papel.

Além disso, a NF-e visa facilitar o dia a dia fiscal, como um documento que gerencia através de diversas informações dados sobre clientes e fornecedores.

A NF-e destina-se basicamente à venda de produtos ou serviços e é representado digitalmente através do arquivo XML, que possui uma chave de acesso única para cada NF-e emitida.

 

Quais são os tipos de Notas Fiscais Eletrônicas?

Existem alguns tipos de notas fiscais eletrônicas. Esses modelos variam de acordo com o produto ou serviço vendido. Saiba quais são os tipos da Nota Fiscal Eletrônica.

NF-e

Nota fiscal eletrônica – É a versão digital mais comum. Esse tipo é utilizado quando os produtos vendidos sofrem a cobrança de ICMS (imposto sobre circulação e mercadoria de serviços) e IPI (imposto sobre produtos comercializados). A nota fiscal eletrônica substitui o modelo antigo 1 e 1-A. Sua autenticidade é assegurada pela assinatura digital do emissor e pela autorização da SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

NFS-e

Nota fiscal de serviço eletrônica – Esse modelo é voltado para todas as empresas que fazem prestação de serviços de qualquer tipo. Podemos citar como exemplo as clínicas médicas, escolas, entre outras. Foi criada com o objetivo de substituir a Declaração de Serviço. A NFS-e deve ser emitida sempre que houver incidência do ISS (impostos sobre serviços).

CT-e

Conhecimento de transporte eletrônico – O CT-e é um arquivo digital direcionado para o ramo de prestação de serviço de transporte de carga ou frete. Esse documento digital contém todas as informações fiscais sobre a prestação desses serviços. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor e autorização da SEFAZ do respectivo Estado onde a organização se encontra.

NFC-e

Nota fiscal do consumidor eletrônica – A nota fiscal do consumidor eletrônica é um documento que comprova quando um consumidor (pessoa física) comprou um produto ou serviço. Nela, é possível ver os custos reais da transação ao adquirir uma mercadoria. Seu objetivo é fazer com que o governo tenha todo o controle fiscal. A NFC-e proporciona mais agilidade, controle e reduz custos às empresas.

NF-e pode ajudar no crescimento da sua empresa.

Utilizar a NF-e realmente é uma boa opção?

 

Não há dúvidas quanto a isso! A nota fiscal eletrônica já revolucionou o mercado contábil permitindo otimizar tempo e reduzir custos, já que não é mais necessária aquela grande quantidade de papelada para emitir uma nota.

Como por exemplo, as empresas que vendem seus produtos através de um e-commerce, seria inviável emitir documentos fiscais para os seus consumidores e leva-los pessoalmente através do SEDEX, motoboy ou outro meio, pois isso exigiria muito tempo e dinheiro.

Entretanto, com a nota fiscal eletrônica isso é feito de forma muito mais simplificada, pois a companhia consegue enviar as notas fiscais através do e-mail ou até mesmo na nuvem. Muito mais prático, não é mesmo?

Calma, que ainda não acabou por aqui… vamos citar alguns benefícios ao utilizar a nota fiscal eletrônica na sua empresa e como ela poderá ajudar na produtividade e desenvolvimento do seu negócio.

Quais são as vantagens da NF-e para o seu negócio?

 

Economia de custos

Esqueça o método antigo de fazer tudo no papel. Com a nota fiscal eletrônica tudo é feito de forma digital, assim sua companhia terá uma diminuição brusca com os custos que antes eram gastos com a aquisição de impressoras e uso de papel. É uma opção mais sustentável, pois além de ajudar sua empresa você também estará ajudando ao meio-ambiente.

 

Evite erros humanos

O modelo mais antigo ou tradicional de nota fiscal era muito vulnerável à erros de digitação, já que uma pessoa poderia inserir dados e informações incorretas no documento fiscal e a empresa fica exposta a multas. Já com um software automatizado de NF-e, as chances de erros são reduzidas drasticamente, pois o software consegue fazer o gerenciamento dos cenários da melhor forma, assegurando o controle legal e contábil da empresa.

 

Aumento de produtividade

O processo da emissão de notas fiscais era bem burocrático no método convencional. Mas hoje, com o processo automatizado, tudo se tornou mais simples. Através de um emissor de NF-e personalizado a organização elimina todas as dores de cabeça que ela teria ao emitir uma nota no papel. O processo automatizado permite a liberação de recursos para focar em estratégias mais relevantes.

Adotando um emissor de notas fiscais eficiente a empresa conseguirá aumentar sua produtividade significativamente.

 

Envio de documentos de forma facilitada

Imagine se sua empresa tivesse que enviar por SEDEX ou motoboy uma nota fiscal cada vez que um produto ou serviço fosse adquirido? Isso exigiria muito tempo e dinheiro e como o ditado já diz “tempo é dinheiro”. Elimine essa dor de cabeça! Com a Nota Fiscal Eletrônica sua empresa consegue enviar e receber documentos fiscais através do e-mail. Além disso, com uma solução especializada você ainda consegue fazer o compartilhamento na nuvem.

 

Maior controle

Com uma solução de emissão de documentos fiscais a organização consegue ter mais controle sobre todos esses trâmites. Com a NF-e a empresa consegue fazer uma análise das notas emitidas, faturamento e projetar quanto a companhia irá pagar de impostos para passar todos os dados corretos ao contador.

OnBusca Emita

Todas essas vantagens fazem parte da contribuição da NF-e ao crescimento dos negócios. Muitas empresas já fazem a utilização da nota fiscal eletrônica e já usufruem desses benefícios, mas talvez muitas delas não percebam ou não se dê conta que isso é devido a automação de processos do software emissor de NF-e.

Utilizar um sistema emissor de notas fiscais pode livrar sua empresa de enormes dores de cabeça, isso porque essas soluções descomplicam todas as questões fiscais. Por isso, ao buscar uma solução para emitir documentos fiscais lembre-se de procurar uma empresa expertise na área que conte com um time de profissionais especializados.

A solução Onbusca Emita simplifica todos os processos de emissão, autorização e armazenamento de documentos fiscais com toda a segurança que funcionalidade que sua empresa precisa.

Emitir documentos fiscais nunca foi tão fácil!…

Emita suas notas fiscais com uma das maiores e mais conceituada soluções de emissão de documentos fiscais do Brasil – Onbusca Emita!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *