Desafios da programação: como acelerar projetos?

O sonho, não só de quem trabalha com programação, é acelerar projetos. Muitas vezes são tantos que nem temos tanto tempo para entregar com muita qualidade. Mesmo assim, obviamente todos são cobrados que as entregas sejam realizadas com alto nível.

Mesmo que pareça não existir um caminho para acelerar os projetos, há sim alguns caminhos que estão ao seu alcançe e podem ajudar nas entregas. Todos eles se apoiam na organização, que por mais que as vezes não pareça, pode auxiliar neste quesito também.

Se organizando você entende mais sobre suas atividades, quais passos seguir e controlar melhor o seu tempo. Tudo isso só com um planejamento bem estruturado.

Por isso resolvemos trazer algumas dicas de como acelerar projetos, aumentar a sua eficiência no trabalho e alcançar os seus objetivos.

Crie um cronograma

Não existe outra alternativa a não ser planejar. Por mais visionário que você seja, de nada adianta ter mil planos e se perder neles. Criar um cronograma, por exemplo, evita esquecer de etapas que deveriam ser feitas anteriormente.

Além disso, separar um tempo para pensar quais serão os passos a serem tomados ajuda também no planejamento de tempo. Você conseguirá estimar, depois de ver todas as tarefas, quanto tempo irá levar em cada uma delas.

Em outras palavras, desenvolver um planejamento também pode ajudar a descobrir quais passos podem ser eliminados. Além de descobrir quais são os mais importantes e devem ser feitos primeiro, elencando assim com base na importância.

Use a tecnologia a seu favor

Não é mais necessário de papel para fazer o seu planejamento, por mais que este formato ainda funcione para muitas pessoas. Quem trabalha com desenvolvimento normalmente prefere utilizar ferramentas para acompanhar as suas entregas.

Alguns sites podem te ajudar neste desafio, como o Trello e o Pipefy. Já que vocês gostam tanto da tecnologia, por que não deixá-la te ajudar?

Peça ajuda se necessário

As vezes temos dúvidas, isto é normal. Não tenha vergonha de pedir ajuda em processos que está com dificuldades. Afinal, você não está sozinho nessa. O time todo pode te ajudar a melhorar. A troca de informações ajuda muito em todas as áreas, já que nem sempre entendemos tudo que deve ser feito ou como deve ser realizado.

Saiba o que consegue entregar

Não adianta se compremeter com mais atividades do que possível. Assim, você prejudica as que já começou e não dá o seu melhor nos projetos. Com um cronograma e planejamento das suas entregas, você sabe exatamente em qual momento estará mais livre e terá disponibilidade para iniciar um novo trabalho.


Em conclusão, acelerar os projetos é um desejo de muitos que trabalham na área da programação. As atividades que devem ser realizadas são várias e por isso criar um cronograma de atividades é tão importante. Como dito antes, você descobre quais são os passos mais importantes, o tempo que irá gastar em cada um deles e também a elencar os mais urgentes.

Gostou do artigo sobre acelerar projetos? O blog da Online Applications possui diversos outros artigos sobre o mundo da programação e tecnologia, além de ser atualizado com frequência! Acompanhe e nos diga o que achou deste post nos comentários!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *