Carreira em TI: quais são os primeiros passos para começar na área?

A área de tecnologia da informação vem crescendo nos últimos anos. Mas quem quer iniciar na carreira em TI tem sempre algumas perguntas frequentes sobre o assunto. Afinal, por onde começar?

Quando falamos sobre o aumento da área, realmente podemos comprovar com alguns dados. Vagas para profissionais de tecnologia da informação apresentaram um crescimento de 63% em 2020.

Sem contar que, somente no ano passado, foram abertas 12.652 vagas na carreira de TI no Brasil. Com destaque para a região Sudeste e Sul.

Só em São Paulo foram ofertadas 5.793 oportunidades na área. A procura por profissionais do setor também foi alta em outros estados, como Santa Catarina (1.378) e no Paraná (1.105). Os dados foram coletados do Banco Nacional de Empregos (BNE),  realizado de janeiro a setembro de 2020.

De acordo com outro levantamento realizado pela Catho em 2020, e divulgados pelo UOL, vagas em tecnologia subiram 671% no estado de São Paulo. Ou seja, apresentou um grande aumento mesmo durante a pandemia.

Agora falando de carreiras em TI possíveis, veja a lista dos profissionais mais buscados em 2020 do setor:

  • Cientista de dados, com alta de 671%;
  • Desenvolvedor.NET, com alta de 517%;
  • DevOps, com alta de 460%;
  • Web Developer, com alta de 97%;
  • Programador ADVPL, com alta de 70%.

Ou seja, apostar na carreira em TI é uma opção para quem está começando no mercado e gosta de tecnologia. Existem muitas oportunidades no setor.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre carreira na área e ensinar como se preparar para entrar no mercado de trabalho. Para isso, vamos te explicar a importância da atualização, do currículo e entrevistas! Continue lendo para aprender mais sobre!  

Conhecer a área

O que você sabe sobre TI? Quem busca vagas neste setor com certeza tem conhecimento sobre o assunto, e conhece quais são as suas preferências e novas tecnologias do mercado. Antes de iniciar a carreira é necessário saber qual é a área de atuação que prefere e sempre se manter atualizado.

Por exemplo, atuar como desenvolvedor Front-end ou Back-end? Ou Fullstack? A área da tecnologia é muito rica em diferentes setores. Por isso é uma necessidade saber qual delas gosta mais e quer atuar.

Além disso, o setor também oferece vagas de estágio. Isso ajuda o estudante a começar a se desenvolver no setor e se tornar um profissional completo. Para isso, o aluno precisa de entusiasmo e vontade de aprender, bastante responsabilidade e boa comunicação.

O currículo

Primeiramente, preparar um currículo claro e bem estruturado é um tiro certeiro para conseguir oportunidades na área. Ele precisa conter as suas informações principais e o que o recrutador busca.

Aqui está uma lista resumida do que é necessário conter no currículo:

  • Nome completo para a identificação;
  • E-mail profissional;
  • Telefone para contato;
  • Endereço residencial;
  • Perfil do LinkedIn;
  • Formação e conhecimentos na área;
  • Experiências profissionais anteriores.

Após adicionar estes dados ao seu currículo, lembre-se de caprichar no design (mas nada muito exagerado, claro).

Por fim, antes de começar a disparar para as empresas que deseja trabalhar, pesquise mais sobre elas. Assim, tenha em mente que é preciso conhecer mais sobre empresa escolhida e do mercado de atuação. Isso é um diferencial na hora da entrevista.

LinkedIn

Redes sociais podem ajudar a expandir os seus contatos profissionais, principalmente o LinkedIn, que é voltado para isso. Lá, além de fazer conexões, é possível visualizar vagas disponíveis.

Tenha em mente que os recrutadores irão acessar o seu perfil, então o mantenha atualizado e bem profissional.

Preparação para entrevistas

Se preparar para participar de entrevistas pode parecer fácil, mas na hora sempre existe um nervosismo, não é?

Já pensando nisso, esteja o mais preparado possível. Nesse meio tempo, colete informações sobre a empresa e tenha em mente uma justificativa para você conseguir a vaga. O que te faz diferente?

O recrutador quer te conhecer e verificar se você é o candidato é o ideal para fazer parte da equipe.

Carreira em TI na Online Applications

Antes de mais nada, temos uma boa notícia para quem gosta de tecnologia e busca por novas oportunidades de crescer na área: a Online Applications sempre tem vagas abertas!

Acima de tudo, buscamos por pessoas que respiram tecnologia e querem transformar o mundo. Acesse o nosso site de vagas e descubra quais estão abertas no momento! Embarque no nosso universo de tecnologia!


Em conclusão, a carreira em TI é uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos. Somente em 2020, vagas em tecnologia subiram 671% no estado de São Paulo. Ou seja, se em um momento de crise ainda houve contratações, nos próximos anos a tendência é continuar crescendo. Continue lendo os artigos da Online Applications para se manter atualizado!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *