Business Model Canvas: o que é e como fazer?

Acho que você já ouviu falar em Canvas, certo? O modelo de fácil entendimento auxilia na criação e organização de toda a estratégia de negócio da sua empresa, em apenas um quadro. Impressionante, não?

O objetivo é ajudá-lo a entender o que a sua empresa faz. O modelo conta com 9 campos já produzidos que precisam ser preenchidos com as características da sua empresa. Continue lendo que nós vamos te ajudar a completar o seu!

Como surgiu o Canvas?

Abreviado como Canvas, o Business Model Canvas foi criado por Alexander Osterwalder. O autor escreveu um livro com o mesmo nome junto com seu professor universitário Yves Pigneur, quando estava na faculdade. O livro foi publicado em 2010.

Hoje, o Canvas é um dos modelos mais utilizados para organizar a sua estratégia de negócio. Ele ajuda a agilizar o processo estratégico e estimula a criatividade.

Mas imagino que você queira um auxílio para preencher o seu Canvas, não é?

Antes de começar, clique aqui para fazer download do modelo! 

Vamos começar!

O modelo

O gráfico é separado em 9 quadros no total, para facilitar a sua organização. Separamos aqui estes quadros em 4 blocos, levando em consideração a semelhança entre eles.

Recomendamos que na hora de preencher o modelo com as suas informações, use poucas palavras, já que o objetivo é simplificar ao máximo e não se aprofundar muito.

Imprima o modelo e vá adicionando as informações manualmente. Não tenha medo de errar, você pode voltar e refazer quantas vezes forem necessárias.

Já  baixou o seu exemplar? É gratuito!

Bloco 1

  1. Proposta de valor: Neste primeiro quadro você irá adicionar o que a sua empresa irá oferecer para o cliente. Portanto você precisa saber qual dor você tira do seu consumidor, o que ele vê como valor ao comprar da sua empresa.

Bloco 2

  • Segmento de clientes: Você precisa saber qual é o seu nixo, seu público-alvo, sua persona.
  • Canais: Por onde você irá ser visto, conhecido. Seu negócio é um e-commerce, loja física ou outro? Por onde seu produto será distribuído. 
  • Relacionamento com clientes: Você tem um atendimento personalizado, um time de suporte? Conta com e-mail ou está presente nas redes sociais?

Bloco 3

  • Atividades principais: O que você faz para entregar valor? O que você vende? Se esta parte falhar, ela irá comprometer toda a sua empresa.
  • Recursos principais: Coisas que você precisa para sua empresa funcionar. Pode ser matéria-prima, funcionários, entre outros.
  • Parcerias principais: Empresa nenhuma funciona sozinha. Quem está te auxiliando? Fornecedores, afiliados e parceiros são algumas opções.

Bloco 4

  • Fontes de receita: De onde você irá ganhar dinheiro, tirar a sua renda? O que você irá ofertar para conseguir clientes?
  • Estrutura de custos: Adicione quais são os seus principais custos, suas contas, pagamento de funcionários, aluguel.

Viu como é simples preencher o Canvas? Este modelo irá ajudá-lo a organizar e criar um modelo de negócio bem mais sólido do que antes.

Você já criou o seu plano de negócio? Ainda não? Leia o nosso artigo sobre o tema!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

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