Conheça o profissional de Business Intelligence!

Antes, as empresas tomavam decisões importantes com base na experiência que tinham até então. As vezes até mesmo pela intuição de seus líderes. Mas hoje o mercado está cada vez mais concorrido. Por isso decisões que podem afetar o negócio precisam ser tomadas com o maior cuidado. Com o desenvolvimento da tecnologia surgiu um novo profissional no mercado, especialmente para ajudar nesta tarefa: o Business Intelligence.

Em resumo, o Business Intelligence faz a coleta de diversos dados, os organiza, monitora e ajuda na melhor tomada de decisões. Ao invés de depender somente de achismos, você passa a capturar dados e traduzí-los, entendendo qual tipo de decisão deve ser feita.

Neste artigo, te ensinaremos mais sobre o Business Intelligence, como o profissional da área atua e a sua importância. Continue lendo!

O que é Business Intelligence?

Como colocado anteriormente, o Business Intelligence, ou simplesmente BI, trabalha com a análise de dados. Levando aos executivos informações que serão usadas para tomar decisões no futuro. Com esssas informações, é possível diminuir os riscos nos investimentos e conhecer melhor o negócio.

Tudo isso é feito através da tecnologia. Em todo o processo, o digital ampara o profissional de BI. Assim, com a interpretação e análise dos dados, você descobre quais são os pontos fortes do seu negócio. Sem contar a facilidade na hora de visualizar estas informações ou relatórios.

O BI pode ajudar todos os setores da empresa, principalmente o financeiro, mas também o comercial, marketing e outros. Afinal, dados podem ser utilizados para descobrir a situação real da empresa e monitorar depois.

Importância para o mercado

Vamos listar quais são os principais benefícios do Busines Intelligence para as empresas e tomada de decisões. Veja a lista a seguir:

  1. Otimização dos processos;
  2. Gestão de informações;
  3. Descoberta de novas oportunidades;
  4. Identificação de falhas no processo;
  5. Identificação de padrões de consumo;
  6. Relatórios de fácil entendimento.

O profissional de BI

Muitos profissionais podem trabalhar com o Business Intelligence. Desde quem trabalha com TI, engenheiros de dados, gerentes de RH. Normalmente ele transita entre tecnologia da informação e negócios, para conseguir interpretar certos dados mais específicos.

Há vários cursos de BI disponíveis, todos para ensinar como extrair, analisar dados e também ensinar na criação de estratégias de crescimento. O seu objetivo é melhorar a eficiência e fazer com que os negócios sejam mais efetivos, aumentando o faturamento do negócio.

O profissional da área precisa entender tudo sobre o negócio. Quais são os clientes, tendências para a área, concorrentes. Além de saber quais são as oportunidades e problemas possíveis, para criar uma análise que seja realmente efetiva.


Em conclusão, o profissional de Business Intelligence passou a ser mais requisitado nos últimos anos. O mercado busca por quem saiba trabalhar com dados e traduzí-los ao seu favor, tudo para que a tomada de decisões seja mais eficiente e a chance de erros se torne mínima. A tecnologia está mudando a cada dia, e para você se manter atualizado, continue lendo os artigos do blog da Online Applications!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *