Business Intelligence: Aprenda o que é e como aplicar!

Tomar qualquer tipo de decisão de negócio requer muito mais do que achismos. É necessário dados, pesquisas de mercado e metas bem estipuladas para ter resultado. Vamos explicar hoje o que é Business Intelligence e como isso pode ajudar sua empresa.

Também chamado de BI, o Business Intelligence é uma série de ferramentas e atividades criadas para extrair dados que futuramente vão auxiliar os gestores na tomada de decisões.

Coletar e possuir dados é essencial nos dias de hoje. Mais valorizado você será no mercado quanto mais informações você tiver sobre determinado assunto ou pessoa. Porém não basta apenas ter esses dados, é preciso saber manejá-los para que eles deem resultados. Informações aleatórias e bagunçadas esperam a nossa organização.

O Business intelligence

Pode até parecer um pouco abstrato, mas o Business Intelligence não é uma ferramenta ou um software. Ele diz respeito a um conjunto de processos que tem como objetivo planejar o futuro das empresas. Mais especificamente diz respeito a coleta, análise, organização e monitoramento para oferecer suporte a sua gestão de negócios.

Obviamente vários softwares e programas foram desenvolvidos utilizando o Business Intelligence como base, como é o caso do Microsoft Power BI e muitos outros.

É importante destacar que os processos que formam o BI precisam ser realizados na hora certa e com as pessoas corretas para ser efetivo. Ele ajudará a medir o desempenho retroativo para tomar decisões para mudar e planejar o futuro.

Leia também: Dashboard empresarial: Por que aplicá-lo na sua empresa?

Vantagens do BI

Primeiramente, as vantagens do BI são incontáveis. Entendendo os seus processos, você será capaz de otimizá-los e trazer melhores resultados para a sua empresa. E tendo um conjunto de informações que fazem sentido, é possível reconhecer falhas e saber onde melhorar.

A velocidade da informação é surpreendente. Ela irá auxiliá-lo entender o que o mercado está buscando e quais são suas necessidades, o que pode ajudar a construir um modelo de negócio, ou uma nova oportunidade, de acordo com o que as pessoas estão buscando.

Além disso, todos os tipos de empresa que coletam qualquer tipo de informação, podem aplicar o BI. Ele tem como princípio a coleta de informações relevantes que depois serão estruturadas e irão gerar indicadores úteis para o seu negócio.

Etapas do BI

Definição de metas

Primeiramente, de nada adianta coletar dados se você não tem um propósito para eles. Assim, se não você irá somente coletar, tentar achar coisas surpreendentes, e pode ser que só gaste tempo. Por isso, comece definindo quais são as suas metas e o que você deseja medir.

Coleta de dados e organização

Esta etapa é fundamental. Extraia dados de mais de um lugar, seja de redes sociais ou de outros locais. Em seguida combine os que fazem sentido juntos.

Análise e monitoramento de dados obtidos

Depois de coletar uma série de informações e organizá-las em grupos, você terá que analisar para descobrir o que cada uma delas significa. Assim, será possível montar um inventário de dados que podem ser utilizados na tomada de decisões. O monitoramento será a etapa posterior, onde será essencial continuar medindo os dados para ver se há mudanças.


Em conclusão, utilizar o método do Business Intelligence é como olhar um dashboard e ter a visão completa da sua empresa, afim de tomar uma decisão com base em evidências. Então, se você tiver interesse em medir o seu desempenho e planejar o futuro do seu negócio, aplique o BI na sua empresa!

O mundo está se transformando rapidamente, então você deve ficar por dentro das grandes transformações digitais e nós podemos te ajudar. Acesse o nosso blog!

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larissa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Giovanna Concon (análise de redes sociais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *