Auditoria Fiscal: Você sabe o que é e quais os benefícios?

Muitas empresas já possuem uma noção básica do que é a auditoria, entretanto mostraremos além o que é, como funciona e porque ela pode ser boa para sua empresa, e ao final te daremos uma dica de como organizar seus registros em longo prazo para esse evento tão importante.

A auditoria fiscal é vista por muitos empresários apenas como um processo gerador de custos adicionais, entretanto, apesar do custo o principal objetivo é trazer segurança para empresa e para as transações que ela realiza, através do cumprimento das obrigações legais.

 

O que é Auditoria Fiscal?

 

Trata-se de um processo de inspeção que analisa tanto a parte fiscal quanto administrativa da empresa, tem o intuito de verificar o cumprimento das obrigações fiscais, identificar pendências ou erros tributários, além de avaliar se o planejamento da empresa está adequado e atendendo a todas as necessidades exigidas pela legislação vigente.

 

Auditoria Preventiva x Auditoria Corretiva

 

Há dois tipos de procedimento de auditoria que podem ocorrer, uma é por decisão da empresa e a outra ocorre quando a Receita Federal determina:

Auditoria Preventiva: Tem como função analisar os processos da empresa e toda a documentação fiscal gerada por ela, com o objetivo de verificar possíveis ocorrências de falhas e preveni-las, normalmente é realizada por escolha da empresa e internamente, ocorre a contratação de um profissional qualificado que entenda os processos tributários e a legislação, podendo ser ele um auditor ou o próprio contador.

Auditoria Corretiva: É realizada por um agente externo da Receita Federal, normalmente ocorre quando é detectado ou há denúncias de irregularidades na empresa, se é confirmado a irregularidade, a empresa é penalizadas e efetua a correção imediata dos erros. A medida corretiva busca evitar que um erro ocasione outros futuros, por isso a correção imediata é importante.

 

Quais são os benefícios?

 

Retificação de falhas: Auxilia no controle do setor fiscal da empresa, evitando irregularidades que possam ocasionar denúncias, multas caso ocorra a fiscalização de órgãos governamentais, e ainda detecta possíveis divergências nas tributações pagas ou recebidas;

Reintegração de impostos: É muito comum que as empresas recolham um valor adicional sobre o exigido nos impostos, isso ocorre muitas vezes por utilizarem regimes diferentes do que o considerado correto, quando isso acontece é possível recuperar o valor recolhido a mais, a auditoria ajuda a identificar em que operação isso ocorreu e o valor a ser solicitado para reintegração, além de orientar para que a empresa passe a utilizar o regime correto e a falha não se repita;

Aumento da segurança: Com a possibilidade da detecção de falhas e fraudes, a empresa fica mais segura para realizar suas operações e em ordem com as obrigações legais, podendo centralizar sua atenção em outros setores.

 

Como funciona:

 

  1. A empresa deve contratar um auditor, alguém que seja imparcial e entenda de finanças, por exemplo um contador;
  2. O auditor irá solicitar todos os documentos fiscais de todas as áreas operacionais da empresa;
  3. A partir daí, com o auxílio de um software ele irá cruzar todas as informações da empresa, transações, declarações e documentos referentes ao SPED Fiscal*;
  4. Ao final do processo a empresa recebe um relatório e uma avaliação do auditor com orientações sobre erros de pagamentos, sonegação de impostos, possíveis ocorrências de fraudes e um novo planejamento tributário que atenda aos requisitos da empresa, se for o caso.

*Os documentos que compõe o SPED Fiscal são divididos em 3 níveis (Municipal, Estadual e Federal), a empresa deve cumprir sua obrigação e realizar o recolhimento de tributos com todos os níveis.

_______________________________________________


 

A Online Applications tem como objetivo facilitar os processos fiscais das empresas de todo o Brasil, há anos ela vem inovando, modernizando e facilitando os processos de corporações como a Azul Linhas Aéreas.

Se você está cansado das dores de cabeça que tem quando se aproxima de uma auditoria, a Online pode te ajudar, temos soluções perfeitas para você e ainda podemos desenvolver uma com o estilo da sua empresa!

Não perca tempo, deixe sua empresa inteligente!

onlineapp.com.br

Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Share
Marketing

Criada em 2016, a equipe de marketing da Online Applications produz conteúdos para os blogs Onbusca e OnlineApp. A equipe é formada por Daniel Peres (coordenador), Gustavo Fernandes e Ruth Silva (design), Larrisa Silva e Livia Silva (produção de conteúdo) e Nathalia Andrade (análise de dados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *