A contabilidade do futuro: Veja como se preparar para as mudanças

Quando as civilizações começaram a se formar, o ser humano sentiu a necessidade de registrar as movimentações econômicas do comércio, e foi a partir daí que se iniciou o estudo das ciências contábeis. Na época, os contadores eram aqueles responsáveis por anotar valores, rendimentos e planos para aumentar as posses.

Claro que, com o tempo, essa ciência sofreu alterações, e hoje uma contabilidade desempenha funções mais complexas e tem papel fundamental na gestão de empresas, gerando uma grande responsabilidade aos profissionais da área.

Entretanto, quem acha que o serviço contábil chegou ao ápice da sua evolução está enganado, pois ainda há muito o que se desenvolver no campo da tecnologia, e é ela que irá fazer com que você se torne um contador do futuro, se destacando perante a concorrência.

O que fazer por enquanto?

Nós vivemos a fase da contabilidade moderna, Era que se iniciou em 1494 com a publicação do livro “Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proporcionalita” (Coleção de conhecimentos de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade), escrito pelo italiano Frei Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade moderna.

Em seu livro, Pacioli relata a teoria contábil de débito e crédito, com base no seu método das partidas dobradas. Desde então a contabilidade se popularizou e a teoria se espalhou pelo mundo, passando por adaptações ao longo dos séculos até se tornar o que vemos hoje.

Por exemplo, a substituição do papel pelo digital é uma mudança que pode ser observada pelos contadores mais antigos, principalmente após a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), em 2007.

Isso contribuiu para a organização dos arquivos e registros, que antes geravam grandes pilhas de papelada e dificultavam o armazenamento.

Então, se a sua contabilidade ainda se encontra neste cenário, está na hora de buscar uma atualização e se nivelar ao mercado atual. Isso vai tornar o seu serviço mais eficiente e facilitará a rotina do escritório, além de prevenir que seus clientes o troquem por um concorrente mais informatizado, visto que, atualmente, a grande maioria das instituições lida com tecnologia.

Leia também: O novo mercado contábil: Veja dicas de como se destacar!

O que esperar do futuro?

Como não estamos parados no tempo, a fase atual também passa por um processo de mudança, criando a necessidade de adaptação e atualização constante.

Sendo assim, o primeiro passo essencial para se tornar um contador do futuro é estar atento às inovações tecnológicas e às mudanças tributárias – isso permite que você saia na frente da concorrência em questão de eficiência e segurança das informações, já que seus clientes saberão a quem recorrer quando tiverem alguma dúvida.

Além disso, você estará preparado para o que vier no futuro. Por exemplo, já citamos que o papel está sendo substituído pelo digital, e isso não inclui só as fichas dos seus clientes – o dinheiro também está passando por essa mudança.

E, se tratando disso, fica clara a importância de saber como ele funcionará daqui para frente, mas a sua pesquisa não será complicada. Afinal, você já deve ter ouvido falar em criptomoedas, mais especificamente, em bitcoins, não é?

Essas moedas são controladas pela tecnologia blockchain, que consiste numa espécie de livro contábil digital, onde são registradas as transações das criptomoedas e armazenadas todas as informações de maneira segura e imutável.

Dessa forma, é possível ver que o contador do futuro será (ou, ao menos, deverá ser) especializado em Tecnologia da Informação (TI) para que saiba como trabalhar e se destacar nesse meio.

Lembre-se!

Você pode e deve usar a tecnologia a seu favor e, para isso, não hesite em investir em sistemas que auxiliam os processos fiscais e facilitem a rotina da contabilidade.

Através de uma plataforma especializada como o Onbusca Smart, é possível baixar todas as Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) automaticamente e otimizar o seu tempo, além de armazenar o XML em Nuvem, garantindo segurança para você e seus clientes.

Não só isso, nosso sistema oferece diversos recursos que contribuem para a organização e rapidez dos processos, sempre pensando em melhorar o desempenho da sua contabilidade. Com o Onbusca Smart, você estará um passo à frente no caminho para se tornar um contador do futuro!

Não perca mais tempo, clique aqui  e conheça!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + onze =