7 tipos de empresa: Entenda e escolha o ideal para seu negócio

Ao decidir abrir um negócio é importante saber que existem diversos fatores a serem levados em conta, como a atividade que será realizada, a quantidade de proprietários e o principal, conhecer os tipos de empresa escolher qual melhor se enquadra.

Neste artigo você encontrará os sete tipos de empresa mais comuns, suas características e vantagens. Continue lendo!

Empresário Individual (EI)

O Empresário Individual, antes chamado de Firma Individual, é o tipo de empresa onde o proprietário atua sem sócio e executa as atividades da empresa por conta, como as questões administrativas.

As atividades permitidas para serem desenvolvidas pelo EI são: industrial, comercial ou prestação de serviços.

O empresário individual pode se enquadrar em dois regimes: Com o faturamento anual de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), pode ser classificado como microempresa e acima desse valor, como empresa de pequeno porte.

Vantagens: Não há obrigatoriedade de capital social mínimo para fazer a abertura e nenhum limite referente a contratação colaboradores.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

É constituído por um único empresário, cuja responsabilidade é limitada ao valor do investimento, para se enquadrar é obrigatório possuir um capital de pelo menos 100 salários mínimos.

Um dos pré-requisitos estabelecidos é inserir a palavra Eireli depois da razão social. As atividades que podem ser desenvolvidas estão entre rurais, industriais, comerciais e serviços.

Vantagens: Além da limitação de responsabilidades o proprietário pode escolher qual a melhor tributação para seu negócio e seus bens pessoais não são comprometidos caso haja dívidas ou atinja a falência, pois é considerado apenas o patrimônio da empresa, exceto na ocorrência de fraudes.

Microempresário Individual (MEI)

Para se tornar um MEI é necessário ser maior de 18 anos e o empresário é o único responsável pelo negócio, não há sócios, mas pode haver a contratação de um funcionário.

O Microempresário Individual tem um limite de faturamento anual de R$ 81.000,00, quando este limite é ultrapassado, é considerado uma microempresa.

Vantagens: Aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Sociedade Limitada (LTDA)

A Sociedade Limitada é um dos formatos mais aplicados no Brasil, é composto pela participação de dois ou mais sócios, ambos têm responsabilidade pelo capital da empresa.

A sociedade é regida pelo contrato social e deve ser registrado na junta comercial, a responsabilidade de cada sócio varia pelo número de cotas que possui.

Vantagens: Os sócios atuam juntos para gerar o desenvolvimento positivo da empresa e trazer bons resultados, havendo a possibilidade de retirada de associados caso haja descumprimento do contrato.

Outra vantagem é que as contas do negócio podem ser separadas das contas pessoais, trazendo mais segurança e garantia aos sócios.

Sociedade Anônima (SA)

O formato SA é um modelo de companhia com fins lucrativos, onde a empresa possui sócios e o capital é dividido entre os acionistas.

Há também a Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações – LSA) para a distribuição dos dividendos, aumentando a garantia do retorno financeiro.

A Sociedade Anônima segue uma regra de negociação: Quando o capital está aberto, as negociações das suas ações são realizadas na bolsa de valores e, no caso de o capital estar fechado não é permitido a comercialização na bolsa.

Vantagens: Não há é envolvido o patrimônio pessoal dos sócios, o que diminui os riscos.

Sociedade Simples

A sociedade simples é constituída por dois ou mais sócios, sendo permitido apenas pessoas jurídicas, e o negócio deve oferecer apenas serviços.
Quando o negócio está enquadrado nesse tipo de empresa, não está propício ao processo de recuperação judicial e não precisa estar registrado na Junta Comercial, apenas em um cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Vantagens: A Sociedade Simples não entra em declaração de falência, pois o patrimônio pessoal dos sócios pode ser envolvido.

Leia também: Modelos de negócio: Descubra qual é o ideal para sua empresa!

Simplificando

Os tipos de empresa podem ser diferenciados da seguinte maneira:

Você conheceu os tipos de empresa, mas nós sabemos que gerenciar um negócio não é tarefa fácil, seja ele pequeno, médio ou grande.

Por essa razão, queremos simplificar ao máximo para você!

Conheça então o Onbusca Smart, uma ferramenta completa para gerenciar seus processos fiscais independente do tipo da sua empresa.

Com ele tornou-se mais simples acompanhar todo o ciclo de vida de seus documentos, desde a emissão, consulta, armazenamento e organização. Além de monitorar sua empresa através do CNPJ e personalizar processos fiscais de acordo com a sua preferência.

E quer saber a melhor parte?

Você pode ter tudo isso e muito mais por um precinho que cabe no seu bolso!

Pare de perder tempo e torne sua empresa inteligente hoje!

Conheça Onbusca Smart!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *